Limpeza das lagoas urbanas de Linhares está 80% concluída

Quem passa próximo às lagoas urbanas de Linhares, nos trechos da Linha Verde – sentido Jardim Laguna/Palmital e bairro Interlagos –, além das lagoas que compreendem as pontes que ligam o bairro Shell ao Interlagos, e o Araçá ao Interlagos, já podem observar áreas limpas, livres de macrófitas e demais resíduos que são descartados às margens das lagoas.

Isto porque desde o início do ano, a Prefeitura de Linhares, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), realiza a limpeza de todo o espelho d’água das lagoas urbanas do município, por meio da remoção de resíduos e de macrófitas (plantas aquáticas), que se proliferam devido ao depósito de material orgânico nas lagoas, ocasionado por ligações clandestinas de esgoto.

Até o momento, os serviços estão 80% concluídos e já foram removidos toneladas de material orgânico e inorgânico (plástico, vidro e alumínio).  Os trabalhos se concentram na lagoa localizada entre os bairros Araçá e Interlagos, e entre o Shell e Interlagos.

“Esse é um trabalho árduo e necessário, pois visa conter a multiplicação da vegetação aquática, que, em grande quantidade, bloqueia a passagem de luz solar até a profundeza da lagoa – o que gera a baixa oxigenação da água e, consequentemente, a morte de peixes e demais espécies aquáticas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Após a conclusão dos trabalhos, a Semam e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município reforçarão a fiscalização das ligações clandestinas de esgoto nas lagoas. Por isso, a Prefeitura solicita à população que evite o despejo de resíduos nas lagoas e suas margens, para que os materiais não sejam levados aos mananciais, causando sua poluição.