Luz Cidadã: modernização do sistema de iluminação pública chega ao bairro Interlagos

Durante esta e a próxima semana, as ruas e avenidas do bairro Interlagos serão contempladas com um novo sistema de iluminação pública através do programa “Luz Cidadã”, que moderniza o método convencional de iluminação (lâmpadas a vapor de sódio com reatores e vapor metálico) para pontos em LED (Light Emitting Diode) telegerenciadas, que promoverão redução no consumo de energia.

Esta é a segunda etapa do projeto promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), e prevê a instalação de 2.049 luminárias nos bairros José Rodrigues Maciel (parte final), Interlagos e Centro (parte inicial). Ao todo serão instaladas 8.195 luminárias em LED nos bairros da sede do município.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, o novo sistema consome menos energia, possui vida útil mais longa e contribui na geração de economia.

“As lâmpadas LED têm maior poder de iluminação, geram mais conforto visual e contribuem para que os cidadãos possam ter um desempenho visual maior do que acontece no ambiente, contribuindo para a sua segurança. Além disso, vai gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 2 milhões no consumo de energia. Isso representa cerca de R$ 10 milhões em economia ao final de cinco anos”, informa o secretário João Cleber Bianchi.

Etapas de instalação

De acordo com o cronograma do projeto “Luz Cidadã”, a implantação do novo sistema de LED foi dividida em quatro etapas. No primeiro mês foram instaladas 2.048 luminárias nos bairros Aviso, Araçá, Shell, Novo Horizonte e José Rodrigues Maciel (parte inicial); no segundo mês serão instaladas 2.049 luminárias nos bairros José Rodrigues Maciel (parte final), Interlagos e Centro (parte inicial).

No terceiro mês serão instaladas 2.049 luminárias nos bairros Centro (parte final), Colina, Conceição, Juparanã, Lagoa do Meio, Três Barras (parte inicial); enquanto no quarto mês (última etapa do projeto), serão instaladas 2.049 luminárias nos bairros Três Barras (parte final), Jardim Laguna, Parque Municipal, Lagoa Park, São José, Linhares V, Boa Vista e Movelar.