Prefeitura inicia implantação de passarela e ciclovia entre os bairros São José e Palmital

Para garantir maior mobilidade e segurança à população, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), iniciou as obras de implantação da passarela e ciclovia, sobre a Lagoa do Campo, ligando os bairros São José e Palmital.

A obra integra o projeto de revitalização e reabilitação de vias, que vão melhorar o tráfego entre as Regiões 4 e 5, e será executada em um extensão de 1.230 metros. Para a construção da passarela e ciclovia são investidos aproximadamente R$ 8 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. A conclusão da obra está prevista para daqui a 300 dias.

O projeto da passarela e ciclovia foi apresentado pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, durante a Sessão Itinerante da Câmara realizado no dia 23 de setembro de 2019 – ocasião em que anunciou investimentos de mais de R$ 32 milhões para o desenvolvimento do município em diversos setores.

“Esta obra vai impactar diretamente a vida e o cotidiano do cidadão, no que diz respeito à mobilidade urbana e segurança no trânsito. Ao longo dos anos, a bicicleta se tornou um dos principais meios de transporte e locomoção, seja por proporcionar mais saúde e bem-estar, seja por ser um veículo sustentável. Por isso, o Município investe em equipamentos que ofereçam mais segurança aos ciclistas e estimulem ainda mais o uso de bicicletas”, diz o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Atualmente, o município de Linhares possui 11,94 quilômetros de vias com ciclovia existente. No entanto, a Prefeitura pretende reabilitar 44,53 quilômetros de ruas e avenidas, ampliando a malha cicloviária para 56,47 quilômetros.

“Diariamente, as pessoas precisam se deslocar entre os bairros de Linhares. E nosso planejamento é ampliar a malha cicloviária a partir da reabilitação e revitalização urbanística e paisagística de ruas e avenidas. Com isso, vamos melhorar a trafegabilidade dos cidadãos linharenses”, completou o secretário João Cléber Bianchi.

Sobre a obra

A obra da passarela e ciclovia será executada sobre a Lagoa do Campo, entre os bairros São José e Palmital. A passarela terá 88 metros de extensão, enquanto a ciclovia 1.172 metros, que ligará a passarela à Avenida Roberto Marinho, Avenida Dom Lucas Moreira Neves, Rua Maria da Conceição Araújo dos Santos e Avenida Vereador Crescêncio Firmino.

No local também será construído um espaço de vivência com bancos, jogos de mesa, rampas de acessibilidade, além de escadaria e deck de madeira ecológica, com vista para a lagoa, e implantação de iluminação pública. O prazo de conclusão da obra é de 300 dias.

Regiões 4 e 5 

A região 4 é composta pelos bairros Novo Horizonte, José Rodrigues Maciel, Lagoa do Meio, Jardim Laguna e Palmital.

Já a Região 5 reúne os bairros São José, Boa Vista, Linhares V, Movelar, Planalto e Nova Esperança.