Regularização Fundiária: Prefeitura inicia entrega dos títulos de terrenos regularizados no Santa Cruz

O Programa Morar + Legal é conduzido pela Procuradoria Geral do Município em parceria com os cursos de Direito das faculdades Faceli e Pitágoras, e Associação de Moradores do Santa Cruz. Fotos: Felipe Tozatto.

Moradores do bairro Santa Cruz começarão a receber nesta terça-feira (16) a tão sonhada escritura lavrada e registrada de seus terrenos, que nesta primeira etapa vai contemplar 158 moradores do bairro.

A entrega das escrituras vai ocorre na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), no bairro Novo Horizonte, atendendo as medidas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os moradores contemplados com a escritura receberão uma ligação da equipe do Programa Nossa Cidade + Legal para agendar o dia e horário da entrega da escritura como forma de evitar aglomerações. Outras informações podem ser obtidas no telefone 27 98115 2148, das 13 às 18 horas.

Nesta primeira etapa do Programa 158 moradores do bairro serão contemplados com as escrituras de seus imóveis.

O projeto de regularização fundiária da Prefeitura de Linhares, o Nossa Cidade + Legal, é referência no Espírito Santo, e é conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM) em parceria com os cursos de Direito da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e da Faculdade Pitágoras de Linhares.

O processo de regularização fundiária é longo, mas possibilita legalização da ocupação da terra e, com isso, a segurança da posse aos ocupantes, acesso a financiamento bancário e crédito no comércio, viabilizando a realização de melhorias habitacionais e/ou abertura de micro/pequenas empresas, além do acesso a endereço oficial.

Até chegar à entrega da escritura lavrada e registrada, são vencidas diversas etapas: levantamento topográfico; cadastro socioeconômico; sensibilização e conscientização da comunidade; estudo urbanístico do bairro; elaboração, aprovação e registro da planta de parcelamento, emissão e registro das escrituras nos cartórios.

A participação da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz foi de extrema importância para a adesão dos moradores no programa.

O trabalho faz parte das ações do projeto de regularização fundiária da Prefeitura, que combate a exclusão e a desigualdade social, assegura o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida da população dos assentamentos informais.

Com a escritura em mãos, o proprietário do imóvel garante a propriedade do terreno onde sua casa foi construída e obterá facilidades, como crédito para abertura de pequenos negócios ou para reforma da casa.

A Procuradora Geral do Município de Linhares, Nádia Lorenzoni, destaca que a legalização dos imóveis representa a segurança jurídica dos imóveis ocupados pelas famílias que lutaram para construir suas moradias ou mesmo o local de sustento familiar.

“A regularização fundiária, muito mais que garantir a segurança jurídica da posse visa acima de tudo à promoção do bem-estar e qualidade de vida dos moradores, contribuindo com a melhora das condições ambientais e urbanísticas do local. Parabenizo a equipe de regularização fundiária do Município, os acadêmicos, professores, coordenadores, Presidente da Faceli, Diretora da Pitágoras e o Presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz pelo engajamento, cooperação e o crédito atribuído ao nosso trabalho. Essa conquista é de cada um e do Município de Linhares”, disse.

A emoção dos beneficiários Maria Lúcia Gomes da Silva e José Marcos Ferreira de Araújo, ao receberem a escritura foi contagiante.

A emoção dos beneficiários Maria Lúcia Gomes da Silva e José Marcos Ferreira de Araújo, ao receberem a escritura foi contagiante. “Nós conseguimos. Estamos com a escritura do nosso imóvel nas mãos. Moramos em Santa Cruz há 20 anos e receber a garantia de propriedade do nosso terreno era nosso maior sonho. Só tenho a agradecer à Prefeitura e a toda a equipe da Procuradoria Geral do Município”, disse emocionada, Dona Maria Lúcia.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz, Paulo Nunes, o Paulinho do Maracujá,  agradeceu todo empenho da Prefeitura, que mesmo em meio a pandemia trabalhou para que o sonho dos moradores se transformasse em realidade. “Hoje estou aqui, não somente para acompanhar a entrega deste presente aos moradores, mas para realizar o sonho de uma comunidade inteira! O sonho de terem o terreno escriturado e poderem passar isso para outras gerações”, disse.

Regularização Fundiária

O projeto de regularização fundiária da Prefeitura de Linhares visa reverter o atual padrão excludente de crescimento urbano e melhorar as condições de vida da população que vive em assentamentos informais, com suporte jurídico na Lei Federal 13.465/2017, a qual dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana.

Como regularização refere-se a ato passado, o marco temporal para aplicação do projeto é da publicação da Lei (11/07/2017). Ainda, o Decreto Municipal nº 1.258/2018, o qual institui a regularização fundiária urbana – Reurb no Bairro Santa Cruz estabeleceu requisitos para recebimento dos títulos e, o Decreto nº 1.257/2017, fixou que a gratuidade será concedida as famílias com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos.