Com apoio da Prefeitura, CLAM entrega kits pedagógicos para seus mais de 120 assistidos

Com apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, o Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam), está enviando aos seus 120 assistidos kits pedagógicos com atividades que podem ser feitas em casa.

O kit é composto por caderno de atividades, jogos educativos e até histórias em quadrinhos. Fotos: Felipe Tozatto

A novidade é uma das estratégias implementadas para manter o vínculo dos seus assistidos com a instituição, mesmo com a suspensão das atividades sociais do Clam devido à pandemia da covid-19. A distribuição dos kits começou no início desta semana, e é composto por caderno de atividades, jogos educativos e até histórias em quadrinhos.

Cerca de 120 assistidos vão receber os kits pedagógicos.

De acordo com o presidente do Clam, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, todo o material pedagógico foi criado para atender todas as faixas etárias dos assistidos e com uma missão muito importante: que as crianças e adolescentes assimilem e reforcem os conceitos de ética e cidadania e a partir daí, gerem maiores transformações, tanto em suas vidas, quanto na comunidade.

Com os kits, os pais poderão ajudar seus filhos e contribuir com sua formação, independentemente de sua escolaridade. Para isso, é importante que organizem uma rotina para que os filhos possam estudar todos os dias. “Além de ser um material de estudos aos alunos, os kits contemplam informações também aos pais e responsáveis sobre como estudar em casa no período de suspensão das atividades presenciais”, reforçou o diretor.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que a estratégia reforçará a continuidade do vínculo entre as instituições e os assistidos, bem como a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos.

Luciana cita que neste ano de 2020, a Prefeitura já repassou, por meio de chamamento público, R$ 27 mil ao Clam, de um total previsto de R$ 54 mil no decorrer deste ano.

“Com os kits, buscamos manter o vínculo do assistido com a instituição e garantir o atendimento dos direitos à aprendizagem. É importante que cada assistido exerça seu protagonismo, crie uma rotina de estudo em casa durante o período de suspensão das atividades. O acesso a livros e materiais produzidos pelos professores do Clam auxilia e reforça o processo de ensino preconizado nas unidades de ensino da rede municipal de Linhares”, explicou.

Para um dos assistidos Jhonny Micael, o kit será fundamental para ocupar a mente nesta quarentena. “Eu estou com o tempo muito ocioso dentro de casa e isso é muito ruim. Ter alguma atividade para fazer nesse momento nos ajuda muito, pois ocupa nossa mente e nos tira da mesma rotina de sempre. Estou muito feliz com o kit”, afirmou.

Jhonny Micael que é um dos assistidos ficou muito feliz com o kit.

“A iniciativa mostra que o projeto está preocupado em prestar atendimento aos seus alunos durante a pandemia do coronavírus. Com o kit vou poder estudar e me distrair nesse período de isolamento social”, disse Ingridi de Moura Ribeiro, que também é aluna do projeto.

Ingridi de Moura Ribeiro disse que vai aproveitar para estudar nesse período de isolamento social.

CLAM

O Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam) está localizado no bairro Planalto, em Linhares, e atende cerca de 120 assistidos. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários.

O Presidente da Instituição é Bernardo Augusto Gomes Rodrigues e o vice-presidente é Adimar Zardo Salvador.

É uma forma de intervenção social planejada que busca estimular e orientar os envolvidos na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Clam possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, pedagógicas, de formação social, entre outras, através de oficinas, palestras, dinâmicas, jogos coletivos, confraternizações eventuais, passeios e equipamentos de cultura e lazer.

Os serviços são oferecidos em sua sede localizada no bairro Planalto.