sábado, 17 de maio de 2025
Notícias

Com apoio da Prefeitura, CLAM entrega kits pedagógicos para seus mais de 120 assistidos

Com apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, o Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam), está enviando aos seus 120 assistidos kits pedagógicos com atividades que podem ser feitas em casa.

O kit é composto por caderno de atividades, jogos educativos e até histórias em quadrinhos. Fotos: Felipe Tozatto

A novidade é uma das estratégias implementadas para manter o vínculo dos seus assistidos com a instituição, mesmo com a suspensão das atividades sociais do Clam devido à pandemia da covid-19. A distribuição dos kits começou no início desta semana, e é composto por caderno de atividades, jogos educativos e até histórias em quadrinhos.

Cerca de 120 assistidos vão receber os kits pedagógicos.

De acordo com o presidente do Clam, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, todo o material pedagógico foi criado para atender todas as faixas etárias dos assistidos e com uma missão muito importante: que as crianças e adolescentes assimilem e reforcem os conceitos de ética e cidadania e a partir daí, gerem maiores transformações, tanto em suas vidas, quanto na comunidade.

Com os kits, os pais poderão ajudar seus filhos e contribuir com sua formação, independentemente de sua escolaridade. Para isso, é importante que organizem uma rotina para que os filhos possam estudar todos os dias. “Além de ser um material de estudos aos alunos, os kits contemplam informações também aos pais e responsáveis sobre como estudar em casa no período de suspensão das atividades presenciais”, reforçou o diretor.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que a estratégia reforçará a continuidade do vínculo entre as instituições e os assistidos, bem como a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos.

Luciana cita que neste ano de 2020, a Prefeitura já repassou, por meio de chamamento público, R$ 27 mil ao Clam, de um total previsto de R$ 54 mil no decorrer deste ano.

“Com os kits, buscamos manter o vínculo do assistido com a instituição e garantir o atendimento dos direitos à aprendizagem. É importante que cada assistido exerça seu protagonismo, crie uma rotina de estudo em casa durante o período de suspensão das atividades. O acesso a livros e materiais produzidos pelos professores do Clam auxilia e reforça o processo de ensino preconizado nas unidades de ensino da rede municipal de Linhares”, explicou.

Para um dos assistidos Jhonny Micael, o kit será fundamental para ocupar a mente nesta quarentena. “Eu estou com o tempo muito ocioso dentro de casa e isso é muito ruim. Ter alguma atividade para fazer nesse momento nos ajuda muito, pois ocupa nossa mente e nos tira da mesma rotina de sempre. Estou muito feliz com o kit”, afirmou.

Jhonny Micael que é um dos assistidos ficou muito feliz com o kit.

“A iniciativa mostra que o projeto está preocupado em prestar atendimento aos seus alunos durante a pandemia do coronavírus. Com o kit vou poder estudar e me distrair nesse período de isolamento social”, disse Ingridi de Moura Ribeiro, que também é aluna do projeto.

Ingridi de Moura Ribeiro disse que vai aproveitar para estudar nesse período de isolamento social.

CLAM

O Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam) está localizado no bairro Planalto, em Linhares, e atende cerca de 120 assistidos. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários.

O Presidente da Instituição é Bernardo Augusto Gomes Rodrigues e o vice-presidente é Adimar Zardo Salvador.

É uma forma de intervenção social planejada que busca estimular e orientar os envolvidos na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Clam possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, pedagógicas, de formação social, entre outras, através de oficinas, palestras, dinâmicas, jogos coletivos, confraternizações eventuais, passeios e equipamentos de cultura e lazer.

Os serviços são oferecidos em sua sede localizada no bairro Planalto.