Servidores da Prefeitura preparam artigos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), da Prefeitura de Linhares, prepararam, em alusão à data, artigos voltados à Educação Ambiental, Fiscalização, Licenciamentos e Recursos Naturais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado por ocasião da Conferência de Estocolmo, organizada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1972. Todos os anos, nessa data, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar a sociedade da necessidade de preservação do meio ambiente.

Confira abaixo o artigo produzido pela chefe do Departamento de Educação Ambiental da Semam, Aline Fernandes:

Educação Ambiental: mudanças de atitude refletem nas gerações atuais e futuras

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Trata-se de um momento importante para estimular mudanças de atitudes nos cidadãos, fomentando discussões e questionamentos de novos assuntos que, por vezes, são ignorados – buscando-se, assim, um novo olhar para as questões ambientais com o propósito de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres.

Aline Fernandes é chefe do Departamento de Educação Ambiental. Foto: Felipe Tozatto.

Além de tal mérito, durante esse período, poderes públicos e a iniciativa privada, em diversas regiões do País, disseminam ações de educação ambiental – instrumentos seguramente capazes de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável.

Este processo se assegura na gestão responsável dos recursos ainda disponíveis no planeta, preservando os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atendendo as necessidades das gerações atuais; além da compatibilidade de práticas econômicas e conservacionistas com reflexos positivos e evidentes junto à qualidade de vida de todos.

A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da formação escolar. É por meio da educação integral que se forma cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A Educação Ambiental nas séries iniciais é o tema central do nosso projeto que é voltado para produção e transmissão do conhecimento, com o objetivo de promover uma constante reflexão crítica não só na aprendizagem, mas também na busca de alternativas e soluções para a realidade existente.

Dessa forma, a Educação Ambiental é um tema transversal e deve estar presente em todos os níveis de ensino, variando de acordo com o grau limite de cada série em seu aprofundamento. É na infância que se inicia o processo de formação da personalidade e a escola tem um papel fundamental nesse desenvolvimento do conhecimento. A presença da disciplina de Educação Ambiental nas grades curriculares visa dar instrumentos aos alunos na prática escolar.

A Covid-19 e o contexto ambiental

As comemorações do Dia Mundial de Meio Ambiente, neste ano, trazem uma reflexão sobre o que a humanidade está fazendo de fato para melhorar o planeta. A presença da Covid-19 deixa transparecer a nossa fragilidade quanto ser humano. Com isso, as pessoas do mundo todo começaram a ter que, bruscamente, iniciar uma nova forma de convívio, bem como de ter que aprender a se portar diante de algo invisível aos olhos, mas infinitamente ativo quando presente no corpo humano.

Essa mudança comportamental das pessoas no mundo moderno – tão acostumadas a uma vida de disponibilidade de produtos e serviços – passaram a ter limitações, principalmente, no seu direito de ir e vir, por medida de isolamento físico, que é tão eficaz na tentativa de impedir o crescimento da curva de disseminação da doença, para que não haja colapso no sistema de saúde, em todos os lugares do mundo.

Na reviravolta do coronavírus, percebemos que não precisamos consumir tanto e que o contato físico é maravilhoso. Observamos que vários ecossistemas estão se recuperando e provando que a falta de cuidado do ser humano ao meio ambiente faz muita diferença na sua renovação. Tenho certeza que ao final disso tudo, teremos uma postura e mentalidade diferentes, tendo a sensibilidade de um novo olhar para si, para o outro, para sociedade e para o mundo, com a certeza de que não condiz mais um vivenciar pautado no egocentrismo, individualismo, lucro exacerbado, uma vez que, sem sombra de dúvidas, tais posturas já não têm como co-existir diante de mudança tão violenta.

Diante de tal cenário, que todas essas mudanças de fato culminem em uma nova postura do ser humano, pautado na perspectiva de um olhar coletivo e solidário, com foco na construção de uma sociedade mais equilibrada e harmoniosa, socio e ambientalmente falando; tendo a consciência de que o agir de um, pode e vai atingir outros, pois todos estamos ligados a um mesmo ciclo sistêmico da vida na Terra.