Dengue: carro fumacê vai percorrer 11 bairros de Linhares nesta semana

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam sendo intensificadas em Linhares, com o reforço do carro fumacê. A Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde (Semus) divulgou nesta segunda-feira (1/6) uma programação do serviço que vai contemplar 11 bairros.

O inseticida (UBV Pesado) será lançado em dois períodos diferentes: das 4h30 às 8h10 horas e das 17h às 20h40. Ao todo, serão cinco ciclos semanais de aplicação em cada região. O fumacê começou a circular nesta segunda-feira (1/6) e vai contemplar os seguintes bairros: Canivete, Betânia, Santa Cruz, Interlagos, Novo Horizonte, Shell, Araçá, Aviso, Centro, Colina e Conceição. O itinerário do fumacê contempla as localidades que apresentam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, a ação visa combater os mosquitos adultos Aedes aegypti tendo eficácia também para os pernilongos. “A principal diferença entre eles está no fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos, e possuir hábitos diurnos, picando à noite apenas em locais bastante iluminado. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite. Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito”, explica.

Sérgio destaca ainda que a aplicação do fumacê tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus do Zika e da dengue para assim cortar o ciclo de transmissão da doença.

Linhares contabiliza hoje 3.336 mil casos notificados de dengue, dos quais 2.837 foram confirmados.

Para que o trabalho seja eficiente, as orientações são:

– Manter janelas e portas abertas;

– Proteger as crianças e os idosos propensos à asma e alergias;

– Cobrir com plástico ou tecido as gaiolas de passarinhos e os reservatórios de água;

– Evitar a exposição de alimentos;

– Após a passagem do carro, trocar a água e lavar os bebedouros de animais.

Prevenção

Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a combater o mosquito.

Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, por exemplo.