Faceli cria Grupo de Trabalho Multissetorial para realizar planejamento de atividades do segundo semestre de 2020

O grupo é composto por membros dos diversos setores da faculdade, além de representação dos estudantes

A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) criou nesta semana, por meio da Portaria 081/2020, o Grupo de Trabalho Multissetorial (GTM) com objetivo de elaborar o planejamento institucional das atividades da faculdade, para o segundo semestre de 2020, caso perdure a suspensão das aulas presenciais e de outras atividades acadêmicas.

O grupo é composto por membros dos diversos setores da faculdade, além de representação dos estudantes.

 O GTM é coordenado pela presidência da faculdade e conta com membros representantes de todos os setores da instituição de ensino, entre eles, colegiados dos cursos e uma representação discente eleita pela maioria dos estudantes da faculdade.

Na tarde desta quinta-feira (21) aconteceu a primeira reunião com o grupo. Para o momento, os participantes adotaram todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Na pauta, foram definidos o cronograma e os temas dos próximos encontros, que passarão a ser setoriais.

Entre os principais temas a serem abordados estão: I. Reorganização do calendário acadêmico para 2020/2; II. Estudo de melhorias da plataforma e ambiente virtual para ensino remoto; III. Elaboração de capacitação docente para atuar em ensino remoto; IV. Normatização das atividades acadêmicas, tais como: estágio curricular, TCC, atividades complementares e de pesquisa & extensão, aplicação de provas, formaturas, entre outras.

Após a elaboração do plano, as propostas serão submetidas aos respectivos conselhos Curador e Consup, quando da sua competência, para parecer.  Os trabalhos e sugestões terão como base a Resolução CEE-ES nº 5547/2020 de 19/05/2020, que “Dispõe sobre a adoção provisória e em caráter excepcional pelas IES vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do ES, do Parecer CNE/CEP nº 05/2020”.

É importante ressaltar, que a Faceli, desde a suspensão das aulas presenciais em 16 de março de 2020, em todo o município de Linhares, por meio de decreto do Executivo Municipal, vem ministrando aulas através do ensino remoto e de plataformas virtuais, possibilitando dar continuidade das aulas e de outras atividades acadêmicas. A finalidade do GTM é exatamente propor melhorias na qualidade da oferta das aulas nessa modalidade. 

“A instalação do GTM traz uma satisfação muito grande para nós, pois além de podermos contar com a pluralidade de ideias advindas dos diversos setores da Faceli, nos possibilita dar tranquilidade à comunidade acadêmica. As ações que aqui serão desenvolvidas foram pensadas e planejadas por profissionais dispostos a dar continuidade ao ensino de qualidade até aqui ofertado pela instituição, nesse momento tão difícil que estamos vivendo”, ressaltou Jussara Carvalho de Oliveira, diretora presidente da Faceli.