Prefeitura finaliza entrega de mais de 5 mil mudas de limão a produtores rurais de Linhares

Mais de 5 mil mudas de limão foram entregues a produtores rurais do município, pela prefeitura de Linhares, por meio secretaria de Agricultura. As mudas foram distribuídas para produtores do Polo BR 101 Sul, um dos cinco Polos do Programa Municipal de Fruticultura, implantado no passado em Linhares. Ao todo, 5.500 mudas foram entregues a 15 produtores das localidades de Baixo Quartel, Assentamento Rio Quartel e Desengano.

O produtor de Baixo Quartel, Douglas Peruchi, disse que está animado com a nova plantação. “Nossa propriedade tem plantação de café, mas com o incentivo da prefeitura com a distribuição das mudas ficamos motivados em investir também na fruticultura. O projeto foi elaborado de forma planejada, com treinamento e mudas de qualidade, impulsionando o produtor na diversificação da produção agrícola. É uma ótima oportunidade de avançar em outros segmentos. Nossas mudas foram plantadas e já estão brotando. Estamos muito animados”, ressaltou.

“Ficamos satisfeitos com a iniciativa da prefeitura. Muitos produtores estão sendo beneficiados nos diversos polos de fruta. Nossa plantação de limão está se desenvolvendo muito bem. Estamos vivendo uma nova experiência e temos uma ótima expectativa. Será mais uma fonte de renda para nossa família”, frisou o produtor do Assentamento Rio Quartel, Geraldo do Nascimento.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, disse que as mudas devem gerar uma produção estimada em 250 toneladas da fruta em dois anos, chegando a 440 toneladas no quarto ano. “Com a distribuição das mudas, levamos diversificação para as lavouras do município, o que contribui para criar novas alternativas de renda para as famílias que vivem da agricultura familiar em Linhares”, frisou.

Além da distribuição de mudas, todos os produtores recebem acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura.

O Programa

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

O programa foi elaborado por uma consultoria especializada, pela equipe de Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que identificaram, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.