Coronavírus: CRAS mantêm atividades de arte, dança e atividades físicas para usuários pelas redes sociais

As equipes de educadores sociais planejam as atividades diárias e repassam nos grupos de whatsapp criados para esta finalidade e divulgam nas redes sociais dos CRAS

CRAS mantêm atividades de arte, dança e atividades físicas para usuários pelas redes sociais. Fotos: Felipe Tozatto.

Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares seguem promovendo atividades com os usuários pelas redes sociais. São diversas atividades como exercícios físicos, arte, dança, entre outras atividades, durante o período de isolamento social.

As atividades acontecem por meio do projeto ‘Pensando em Você’

As equipes de educadores sociais estão se reinventando a cada dia para manter o atendimento aos usuários com qualidade por meio do projeto ‘Pensando em Você’. Após as oficinas, as famílias gravam vídeos, áudios e fazem fotos dos usuários executando as atividades. Para os idosos que moram sozinhos, os técnicos encaminham vídeos com exercícios físicos e respiratórios selecionados por um educador físico.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, a equipe de educadores sociais planeja as atividades diárias e repassam nos grupos de whatsapp criados para esta finalidade e posteriormente são publicados nas páginas da rede social Facebook de cada CRAS. 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos interagem nas atividades propostas, que seguem a metodologia de percursos adaptada ao cotidiano e materiais disponíveis na casa de cada assistido.

“O retorno das famílias tem sido muito positivo. Brincadeiras e jogos simples, atividades físicas, atividades psicomotoras, leitura de livros, desenhos, musicalização, confecção de brinquedos com material reciclável, são exemplos de atividades ministradas on-line pelos nossos orientadores. Além disso, estamos aproveitando o contato nos grupos para repassar informações a respeito de benefícios sociais, campanha de vacinação, orientações de prevenção ao coronavírus, reflexões motivacionais, dentre outras informações”, informou a secretária.

O projeto segue um cronograma semanal de atividades a serem feitas em família. “Já trabalhamos os temas família e comunidade. As tarefas são de simples execução e estimulamos o diálogo, a partir da descoberta dos gostos, preferências, personalidades, fatos da infância. A proposta é estimular e reconhecer seus potenciais e coisas que precisam melhorar, além de promover o diálogo familiar através do brincar”, destacou a coordenadora geral dos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Linhares, Maria de Fátima Merlo dos Santos.

CRAS de Linhares

Os CRAS visam fortalecer os laços familiares e comunitários, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Desenvolve atividades em grupos, artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. No entanto, nesse período de isolamento social, as atividades coletivas estão suspensas.

Endereços no Facebook

Cras Aviso: https://www.facebook.com/cras.aviso.71

Cras Nova Esperança: https://www.facebook.com/cras.novaesperanca.50

Cras Conceição: https://www.facebook.com/cras.conceicao.94

Cras Santa Cruz: https://www.facebook.com/cras.santacruz.37

Cras Bebedouro: https://www.facebook.com/cras.bebedouro.1

Cras Interlagos: https://www.facebook.com/cras.interlagos.9

Cras Rio Quartel: https://www.facebook.com/CrasRioQuartel/