Coronavírus: Educação enviará atividades pedagógicas não presenciais para os alunos da rede municipal de ensino

Dando continuidade às ações planejadas para o combate ao novo coronavírus, a secretaria municipal de Educação (SEME), da Prefeitura de Linhares, enviará a partir desta terça-feira (5), atividades pedagógicas não presenciais para os alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária da pasta, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, na Educação Infantil, considerando as interações e brincadeiras como eixos norteadores do trabalho pedagógico, serão enviadas para as famílias das crianças, por meio da ferramenta WhatsApp, vídeos contendo sugestões de brincadeiras, jogos e histórias contadas e cantadas.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as propostas de atividades estão contidas nos livros Projetos Integradores – Aprender e Relacionar (AR).

Já no Ensino Fundamental Anos Finais, as atividades estão organizadas em uma apostila considerando as competências especificas dos componentes curriculares.

Para os alunos público alvo da Educação Especial, os profissionais do atendimento educacional especializado darão suporte aos estudos individualizados levando em conta a situação de cada estudante.

O planejamento desta ação foi detalhado pela secretária de educação em uma reunião com os diretores via web, que aconteceu ontem. Na oportunidade foram repassadas orientações de como deve ser feita a distribuição dos materiais para a comunidade escolar. “Orientamos que a equipe gestora organize pontos de entregas e horários diferentes para evitar aglomerações”, ressaltou a secretária.

Os materiais didáticos impressos deverão ser retirados na instituição de ensino. Essas atividades estão entre as opções oferecidas pelo Conselho Nacional de Educação CNE na proposta que passou por consulta pública. A proposta foi votada e aprovada no dia 28 de abril de 2020.

Aulas suspensas

A Prefeitura de Linhares mantém até o dia 30 de maio a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino, tanto nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) quanto nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Também ficam suspensas, pelo mesmo período, as aulas da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).  As aulas já estavam suspensas até o dia 30 de abril por força de decreto editado anteriormente.

Fica prorrogada até o dia 9 de maio a suspensão das atividades de creches, hotéizinhos e fins.