Prefeitura inicia nova etapa de limpeza no valão do Aviso para instalação de galeria

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), iniciou uma grande operação de dragagem e limpeza do canal, conhecido como “valão” do Aviso. Os serviços visam à desobstrução e retirada de lixo e excesso de vegetação do canal a fim de evitar alagamentos no período chuvoso e facilitar a instalação de galeria a partir da Avenida Conceição da Barra.

De acordo com a Semob, os trabalhos integram o projeto de macrodrenagem, que vai contemplar quase 15 quilômetros de ruas e avenidas com serviços que incluem, além da rede de drenagem, rede de água e esgoto; instalação de meio-fio, bueiro celular de concreto, área de armazenamento, além de pavimentação e calçada cidadã. Para esta obra, a Prefeitura de Linhares investe mais de R$ 7,5 milhões.

“Nessa região há grande concentração de vegetação e lixo, que retém o fluxo da água e pode provocar enchentes no período de chuva. Nossas equipes estão executando os serviços por duas razões: primeiro, porque há muitos focos de mosquito Aedes aegypti naquela região; e segundo para baixar o nível da água para as galerias serem instaladas”, informa o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Até o momento foram desobstruídos 200 metros ao longo do canal. O serviço está sendo executado com auxílio de máquina pesada, que faz a retirada de vegetação, detritos e entulho ao longo do valão.

Intervenções

Desde o início do mês de abril, a frente de trabalho se concentra no trecho da Avenida Conceição da Barra, entre a Rua João Calmon e a Avenida Wenceslau Braz. Conforme o projeto, no local serão construídas galerias de grande porte destinadas à retenção e transporte das águas das chuvas. As obras estão avançando e ocorrem de acordo com o prazo estabelecido no cronograma.

Segundo a Semob, a construção de um sistema de drenagem pluvial no local vai permitir o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações, evitando assim os alagamentos que, por muitos anos, prejudicaram os moradores da região.

Interdição

Devido aos trabalhos no local, as duas faixas da Avenida Conceição da Barra, no trecho entre a Rua João Calmon e Avenida Wenceslau Braz, estão interditadas para o fluxo de veículos e pedestres. As rotas alternativas para o tráfego são a Rua João Calmon e as Avenidas Alegre e Wenceslau Braz.

A Avenida Conceição da Barra está sinalizada com cavaletes, indicando a interdição, inclusive as rotas alternativas a fim de não impactar o trânsito.