Valão: ruas e avenidas do bairro Aviso recebem obras de drenagem pluvial

Há pouco mais de três meses, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, iniciou os serviços de macrodrenagem no canal conhecido como “valão do Aviso”, entre os bairros Araçá e Aviso. As obras são uma antiga reivindicação da comunidade, que aguardava há décadas pela obra, a fim de solucionar os problemas causados pelos alagamentos, principalmente no período chuvoso.

O projeto – que existe desde 2009 e foi reformulado de modo a expandir as áreas atendidas – prevê aproximadamente 15 quilômetros de ruas e avenidas a serem contempladas com os serviços de infraestrutura. Até o momento, cerca de 1,6 quilômetros de vias receberam os serviços de drenagem pluvial e assentamento de galerias, que vão facilitar a retenção e o transporte da água das chuvas.

Nesta semana, as frentes de trabalho se concentram na região conhecida como “Pó do Aviso”, na Avenida Cachoeiro de Itapemirim, onde estão sendo instalados 250 metros de rede de drenagem. Além desta via, também receberam os serviços as Avenidas Guaçuí (315 metros), São Mateus (331 metros), Alegre (441 metros) e Conceição da Barra (235 metros).

De acordo com prefeito de Linhares, Guerino Zanon, as intervenções representam uma solução para os problemas causados pelos alagamentos, principalmente em dias de chuva. “Por muitos anos a comunidade sofreu com os episódios de alagamentos. Infelizmente, não tivemos condições de executar o projeto entre 2009 e 2012. Contudo, retornamos nessa gestão, recuperamos o projeto e o ampliamos. Hoje, temos a plena convicção de que essas obras vão abrandar a aflição das pessoas que residem nas áreas próximas ao valão, proporcionando-as mais saúde e segurança”, aponta o prefeito.

Os serviços de macrodrenagem do canal, que compreende os bairros Aviso e Araçá, contemplam a construção de rede de drenagem, água e esgoto; instalação de meio-fio, bueiro celular de concreto, área de armazenamento, além de pavimentação e calçada cidadã.

As obras são executadas conforme o cronograma e a previsão é que sejam concluídas até o final deste ano. O valor investido é de R$ 7.548.221,42.