Prefeitura de Linhares finaliza primeira barragem do segundo edital no distrito de São Rafael

A primeira, das seis barragens que serão construídas em Linhares na segunda etapa do Programa Municipal de Conservação de Água, já foi concluída. O reservatório fica localizado na Comunidade São Valentim – Córrego Jacatiá, no distrito de São Rafael, e tem capacidade para armazenar 17 milhões de litros de água em 3,2 hectares de área alagada.

A barragem foi construída na propriedade do senhor Carlos Josimar De Angeli que destacou que a reservação vai ajudar a enfrentar períodos de seca, como a ocorrida em 2016. “A barragem beneficiará vários produtores e ela também deságua no rio Terra Alta, que percorre várias comunidades, por isso vai nos ajudar demais. Água é essencial para tocar nossa produção e tinha tempo que queria construir a barragem, mas sozinho ficaria um pouco pesado e essa ajuda da Prefeitura foi muito boa”, disse.

Os seis reservatórios vão atender diretamente 25 famílias e quatro deles contemplam o distrito de São Rafael, outro o distrito do Farias e um o distrito do Rio Quartel. O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que as barragens somam as oito já construídas e entregues às comunidades rurais em 2019, visando a reservação de água e fomentar outros programas da secretaria, como o de Fruticultura e o de Qualidade do Café Conilon.

Agora, os maquinários se concentram em São Rafael finalizando o segundo reservatório. Todos os cuidados estão sendo tomados para prevenção do novo coronavírus. “Continuamos os trabalhos para atender as atividades realizadas no campo, mas todos os cuidados e orientações estão sendo tomados para preservar a vida dos operadores e das famílias atendidas no projeto”, disse o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, que coordena os trabalhos.

“Com essas barragens, somadas as mais de 5 mil caixas secas já construídas para reter a água da chuva e também evitar a erosão do solo, estamos preparando o município para enfrentar possíveis momentos de escassez de água com mais tranquilidade. Alguns climatologistas apontam que nos próximos dez anos há uma previsão de chuva um pouco abaixo da média”, concluiu Fiorot. 

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

“Por meio do Programa de Conservação de Água e Solo temos nos planejado e destinamos R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias, o que contribuirá no fomento da produção agrícola. As barragens também auxiliam na manutenção do lençol freático e vêem para fortalecer as atividades da agricultura familiar, visto que sem água não se consegue produzir o que chega à mesa da nossa população”, frisou o prefeito Guerino Zanon. 

Reservatórios construídos

Em 2019, foram construídas no primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo oito barragens: três em Desengano, duas em Baixo Quartel, duas no Farias e uma em São Rafael, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.

Nessa segunda etapa são seis: quatro no distrito de São Rafael (uma já finalizada), uma no distrito do Farias e outra no distrito do Rio Quartel, atendendo diretamente 25 famílias. A previsão é que sejam concluídas em agosto.