Unidades de referência ao coronavírus atendem mais de 3,7 mil pacientes em Linhares

As quatro unidades de saúde de Linhares que atuam 24 horas para atendimentos aos pacientes com suspeita e sintomas de coronavírus realizaram mais de 3.700 atendimentos à pacientes. Os pontos de referência ao coronavírus foram criados pela gestão municipal como forma de agilizar e dar segurança no atendimento aos cidadãos. 

Entre os dias 20 de março e 12 de abril, as três unidades básicas de saúde, do Caic, no bairro Interlagos, Planalto e Bebedouro, que foram transformadas em unidades referência, juntamente com a Unidade Sentinela, na UPA 24 horas, no bairro Shell, realizaram 3.762 atendimentos aos moradores do município.

 “O atendimento é realizado 24 horas, inclusive aos sábados e domingos, e assim podemos atender com mais qualidade. Com isso, desafogando o pronto-socorro do Hospital Geral de Linhares. Ganhamos em agilidade e prevenção”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

As unidades de referência atuam com um quadro de profissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipe de apoio.

Números

Deste total de 3.762 atendimentos, quando o paciente apresenta constatação de suspeita da Covid-19, o mesmo é encaminhado para a realização do teste que investiga a doença.  Hoje Linhares contabiliza 235 casos foram notificados; 09 confirmados; 176 descartados e 50 casos suspeitos, aguardando resultado dos testes. Entre os casos confirmados, 05 já estão curados, 03 permanecem em isolamento residencial, se recuperando, e 01 óbito.