Linhares ultrapassa meta da primeira fase da campanha contra a gripe

Linhares ultrapassou a meta da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e vacinou 105% dos idosos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, até o momento, foram imunizados 13.204 idosos, além de 3.193 profissionais de saúde, que são os grupos prioritários nesta primeira fase da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 90%. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (13).

A etapa primeira etapa da campanha teve início no dia 23 de março e termina na próxima quarta-feira, dia 15 de abril. Os idosos que ainda não se vacinaram, agora devem se dirigir a unidade de saúde do seu bairro pra receber a imunização. No início da campanha, a vacinação aconteceu em escolas da rede pública municipal para evitar aglomerações.

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quinta-feira, 16 de abril, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas. Nesta etapa, a vacinação será realizada nas 35 Unidades de Saúde do município. As salas de vacinação funcionam das 7h às 17 horas, e atenderá todas as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde na prevenção ao coronavírus.

“As pessoas com doenças crônicas devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para receber a dose da vacina. A vacinação será realizada em ambientes separados do atendimento de rotina das unidades e todas as medidas de segurança de prevenção ao coronavírus serão tomadas”, reforçou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Jackelene pontua que os professores, que integram os grupos de risco, também podem se dirigir a qualquer uma das unidades de saúde do Município para serem imunizados.

Última fase

A partir do dia 9 de maio se inicia a terceira e última fase da campanha, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Durante todo o período da campanha os demais grupos padronizados pelo Ministério da Saúde, como professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, poderão se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do município. As salas de vacinação funcionam das 7 às 17 horas.

Confira o período da campanha para cada grupo prioritário:

– De 23 de março a 15 de abril: Idosos e profissionais de saúde.
– De 16 de abril a 8 de maio:pessoas com doenças crônicas;
– De 9 a 22 de maio: Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.