Prefeitura inaugura farmácia básica da Unidade de Saúde do Residencial Rio Doce, no bairro Aviso

Os moradores do Residencial Rio Doce, no bairro Aviso, vão contar com assistência farmacêutica gratuita, da prefeitura de Linhares, pertinho de casa. É que a secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quinta-feira (02) ao atendimento da Farmácia Básica da Unidade de Saúde (US) localizada no residencial.  O espaço conta com profissional farmacêutico que vai atender aos cidadãos de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca que a inauguração da farmácia atende a uma demanda dos moradores do residencial. “Estamos ampliando nossa rede de assistência farmacêutica, disponibilizando os medicamentos na própria unidade de saúde. A medida agiliza o atendimento e leva mais conforto e facilidade de acesso a saúde para o cidadão, que consegue retirar os seus medicamento perto da sua casa”, reforçou o prefeito.

O diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita, explicou que a farmácia básica da US do Rio Doce vai disponibilizar tanto medicamentos básicos, como os controlados. “Além dos remédios básicos, os moradores da região poderão retirar os medicamentos controlados também no local. É uma forma de descentralizar a distribuição dos remédios e assim beneficiar a população”, ressaltou.

Entre os medicamentos disponibilizados estão antibióticos, medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos de saúde mental e antialérgicos, além de insulina, tiras de detecção de glicose e seringas.

Rede farmacêutica

Ao todo o município conta com 24 unidades dispensadoras de medicamentos, entre farmácia central, satélites e da rede de saúde, espalhadas pelo município.  A Secretaria Municipal de Saúde ainda mantém em estoque 99% dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, garantindo o abastecimento das farmácias municipais.

Relação de medicamentos

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 150 medicamentos. Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias e diabetes. 

Além desses, há medicação para tratamento clínico do hipertiroidismo, depressão, entre outros. Os medicamentos conhecidos como estratégicos e especializados ou de alto custo são disponibilizados pelo Estado e Ministério da Saúde.