Coronavírus: Prefeitura viabiliza e hotéis são preparados para receber profissionais da saúde

Estabelecimentos terão leitos disponíveis para abrigar profissionais da saúde envolvidos no tratamento do coronavírus, a partir da próxima semana. Ideia é evitar a propagação da doença

A iniciativa, de acordo com o prefeito Guerino Zanon, conta com a parceria da empresa Brametal. Objetivo é proteger rede de profissionais que atuam diretamente nos casos com suspeitas e sintomas do coronavírus. Foto: Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares viabilizou uma rede de proteção aos profissionais de saúde diretamente ligados ao controle e tratamento do coronavírus em Linhares. Hotéis, localizados em pontos estratégicos da cidade,  serão disponibilizados para receber profissionais de saúde já a partir da próxima semana. A iniciativa tem o apoio da empresa Brametal.

A iniciativa atende uma solicitação do prefeito Guerino Zanon e será coordenada pela secretaria municipal de Saúde. A intenção é evitar a propagação da doença. O número de vagas será viabilizado de acordo com a disponibilidade dos hotéis mediante a solicitação do servidor que optar pelo isolamento em um dos hotéis.

“O Município se planeja para antecipar as medidas preventivas, pensando também naqueles profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19”, destacou Guerino Zanon. “Os proprietários dos hotéis entenderam a gravidade do momento. Somente com união e parcerias, como a da Brametal, é que vamos vencer essa doença”, acrescentou.

Segundo o prefeito, há situação de profissionais de saúde que moram com pais idosos ou têm mulheres grávidas e bebês ou vivem com pessoas que estão em tratamento oncológico. “Não podemos colocá-lo nesta situação de voltar para casa todos os dias. Por mais que tomem os cuidados, há profissionais que precisam se afastar de seus familiares para não correrem o risco de transmitir a doença a eles ou mesmo de serem contaminados”, pontuou.

Durante o período, esses locais serão disponibilizados para o isolamento dos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, atendentes e outros servidores que atuam em locais como o Hospital Geral de Linhares (HGL), Unidade de Pronto-atendimento 24 horas – UPA 24 horas -, que é a Unidade Sentinela, e unidades de saúde.

Os hotéis passarão por uma ação de limpeza e esterilização por parte da Vigilância Sanitária do Município.  O trabalho de higienização dos leitos disponíveis começa nesta sexta-feira, dia 3. “Esses profissionais da área da saúde precisam de um ambiente seguro para descansar  após suas atividades laborais e seguir prestando  atendimento à população”, explicou o o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

“Em algum momento eles não vão conseguir retornar para suas residências justamente para não aumentar o risco. Então esses hotéis servirão como espaços seguros para receber os profissionais de saúde. É o Município se preocupando com esses profissionais, uma questão de segurança pública”, acrescentou o secretário.

Saulo explicou que a relação de profissionais que serão deslocados para esses espaços será definida pela equipe técnica da secretaria de Saúde. Inicialmente, a intenção é que os hotéis sejam utilizados por profissionais de acordo com o seu local de trabalho para facilitar a logística e o deslocamento. “É um ponto de apoio que busca facilitar um a vida de quem, nesse momento,  está exposto ao risco mais do ninguém: nossos profissionais de saúde”, afirmou.