Gripe: vacinação é retomada em Linhares nesta quinta-feira (02)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reabasteceu os estoque de doses da vacina contra a gripe influenza e a vacinação em Linhares foi retomada nesta quinta-feira (02).  Nesta primeira fase estão sendo vacinados idosos e profissionais de saúde, que são considerados grupo prioritário. A campanha de vacinação continua sendo realizada nos 20 postos montados em escolas do Município, e no interior, nas unidades de saúde, das 8h às 16 horas. Linhares já imunizou 11.500 idosos.

A imunização teve início no dia 23 de março e a estimativa é imunizar 15 mil idosos e 48 mil pessoas de todos os grupos contemplados com a campanha. Para os idosos, a partir dos 60 anos, a vacinação se estende até o próximo dia 15 de abril.

Fases da campanha

A vacinação de idosos é a primeira fase da campanha. A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril, também nas escolas da Prefeitura, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas.

A partir do dia 9 de maio se inicia a terceira e última fase, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Durante todo o período da campanha os demais grupos padronizados pelo Ministério da Saúde, como professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, poderão se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do município. As salas de vacinação também funcionam das 7 às 17 horas.

 Escolas confirmadas por região:

* Aviso = EMEF Roberto Calmon

* Araça = EMEF Roberto Moreira

* Bebedouro = EMEF Profa Eliana Corrêa Pinafo

* BNH = CEIM Manoel Farias

* Canivete = EMEF José Modeneze

* Centro = Unidade de Saúde, na Rua da Conceição;

* Conceição = EMEF Luiz de Camões

* Interlagos = (EMEFM Marília de Rezende S. Coutinho   + o CAIC + CEIM Adagmar )

* Jardim Laguna = CEIM Branca de Neve

* Lagoa do Meio = EMEF Elza Roni Scarpati

* Nova Esperança = EMEF Adelson Del Santo

* São José = CEIM José Cândido Durão

* Três Barras = EMEF Cid Adalberto dos Reis

* Linhares V = CEIM José Elias

* Planalto = EMEF Caboclo Bernardo

* Rio Quartel = EMEF Angelo Recla

* Shell = CEIM Geny Ribeiro de Souza

* Santa Cruz = CEIM Alegria do Saber

Confira o período da campanha para cada grupo prioritário:

– De 23 de março a 15 de abril: Idosos e profissionais de saúde.

– De 16 de abril a 8 de maio:pessoas com doenças crônicas;

– De 9 a 22 de maio: Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.