Coronavírus: Mais de 1,5 mil atendimentos à pacientes com suspeita da doença nas unidades de referência em Linhares

Mais de 1.500 atendimentos foram realizados nas quatro unidades de saúde de Linhares que atuaram 24 horas, inclusive aos sábados e domingos, para atendimentos aos pacientes com suspeita e sintomas do coronavírus. As três unidades básicas de saúde, do Caic, no bairro Interlagos, Planalto e Bebedouro, que foram transformadas em unidades referência, juntamente com a Unidade Sentinela, na UPA 24 horas, no bairro Shell, realizaram 1.554 atendimentos aos moradores do município, no período de 23 a 30 de março.

“Os pacientes que procuram nossas unidades são prontamente atendidos por nossa equipe de saúde e recebem da a orientação necessária e encaminhamentos em casos específicos. Criamos estes pontos de referência para facilitar o atendimento e prestar um serviço com ainda mais qualidade aos cidadãos, reduzindo a circulação de pacientes com suspeitas da doença nas demais unidades e desafogando o pronto-socorro do Hospital Geral de Linhares”, ressaltou secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

As unidades de referência atuam com um quadro de profissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipe de apoio.

Dados de Linhares

Entre os 1.554 atendimentos realizados nas unidades de referência em Linhares, os casos de pacientes com constatação de suspeita da Covid-19, são encaminhados para a realização do teste que investiga a doença. Os demais atendimentos estão relacionados a pacientes que apresentaram sintomas de gripe comum, entre outras patologias.

Hoje Linhares contabiliza 157 casos foram notificados; 04 confirmados; 57 descartados e 96 casos suspeitos, aguardando resultado dos testes. Entre os casos confirmados, 03 já estão curados e 01 permanece em isolamento residencial, se recuperando.

Todos os exames são realizados no Laboratório Central do Espírito Santo – Lacen-ES -, único credenciado pelo Ministério da Saúde em território capixaba.