Prefeitura vai desinfetar espaços públicos para tentar diminuir circulação do novo coronavírus

Os trabalhos começam na noite desta quarta-feira, dia 25, e será diário sempre das 20 às 23 horas, e das 4 às 7 horas da manhã. Fotos: Felipe Tozatto.

A Prefeitura de Linhares vai intensificar as ações de limpeza e higienização de espaços públicos para combater o avanço do coronavírus. A medida se associa ao conjunto de atividades desenvolvidas pelo Município para impedir o crescimento da contaminação na cidade, que tem um caso confirmado do Covid-19.

O trabalho, realizado entre as secretarias de Saúde – por meio da Vigilância Sanitária -, Agricultura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) será diário e já começa na madrugada desta quarta-feira, dia 25.

O foco das ações de limpeza serão os locais de grande circulação de pessoas, como calçadas e ruas onde estão localizadas praças públicas, unidades de saúde, farmácias, hospitais e escolas. Os profissionais que atuam nos serviços contam com equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por máscara, macacão, luvas, botas e demais acessórios.

O produto utilizado é um sanitizante formulado especialmente para higienização e desinfecção de locais e superfícies com potencialidade de contaminação do novo coronavírus, composto por diluição de Hipoclorito 1% (Cloro). A Vigilância Sanitária, solicita que as pessoas que possuem alergia a este componente mantenham as janelas e portas das residências fechadas  e/ou cubram o rosto ao passar pelas áreas recém higienizadas. Enfatiza também que as áreas podem ser transitadas logo após a aplicação.

“Decidimos intensificar as ações de limpeza e higienização para somar às demais medidas tomadas por nós para impedir o avanço do coronavírus. Já suspendemos as aulas nas escolas, as atividades com os idosos, fechamos o comércio, mantendo abertos apenas estabelecimentos do ramo alimentício e farmácias. Acreditamos que esse conjunto de ações, somado ao isolamento social da população, vai frear o avanço do vírus e, com isso, protegeremos as pessoas e sairemos dessa crise o mais rápido possível”, afirmou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

“Estamos somando esforços para proteger a população. Mas nada disso terá importância se cada um não fizer a sua parte. É tempo de ficar em casa, de cuidar de si e assim proteger a todos”, pontuou o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.