Unidade Sentinela na UPA 24h do Shell está pronta e já funciona para atender casos suspeitos de coronavírus

Os atendimentos que começaram na manhã de hoje (23) vão concentrar apenas os pacientes com sintomas e suspeitas do coronavírus

Já começaram os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Shell, a UPA 24 horas. O local foi transformado emergencialmente numa Unidade Sentinela 24 horas que passa a concentrar os atendimentos das pessoas que estejam com sintomas e suspeitas de infecção pelo coronavírus. A Unidade também vai receber os pacientes com suspeitas da doença vindos do interior do Município.

A determinação para abrir a UPA foi dada pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon na tarde do último sábado, dia 15, durante reunião do Comitê de Enfrentamento da doença.

Totalmente equipado, o novo espaço terá um protocolo específico para proporcionar maior agilidade ao atendimento e segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes.  No local há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

“O local já funciona e possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, todos devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para fazer atendimentos, acolhimento e referenciamento de todos”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Apesar da criação do Centro de Atendimento 24 horas, na UPA do bairro Shell, não é todo mundo que deve seguir para o local em busca de atendimento. “Pessoas que estejam com febre, coriza e alguma dificuldade respiratória, esses são os três sintomas elencados e orientados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado para que, neste momento, possam ser referenciados neste centro de atendimento. Com essa medida vamos fortalecer a nossa rede de atendimento e garantir proteção à população”, pontuou o prefeito.

Além da Unidade Sentinela 24 horas, a Prefeitura também já possui três unidades referência 24 horas que funcionam no bairro Interlagos, próximo ao Caic, no bairro Planalto, e no distrito de Bebedouro, no interior do Município. Nestas unidades também há equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Além das três unidades referência 24 horas, e todas as demais unidades básicas de saúde do Município que estão preparadas para receber os pacientes, nós transformamos a UPA do numa Unidade Sentinela para o coronavírus. Assim, fortalecemos a rede e garantimos mais proteção aos cidadãos e aos nossos profissionais de saúde”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.