Coronavírus: Prefeitura suspende consultas sem urgência para atender casos suspeitos da doença nas unidades de saúde

Cerca de 10 mil consultas serão suspensas para que as unidades sejam espaços exclusivos para atender pacientes com sintomas do coronavírus. Fotos: Felipe Reis.

A prefeitura Municipal de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, vai suspender a partir da próxima segunda-feira, dia 23, todas as consultas e procedimentos eletivos, sem urgência, nas 35 Unidades de Saúde de Linhares (US), e ainda no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – NAPS e no Centro de Saúde (USL), localizados no bairro Colina, para garantir atendimento aos pacientes com suspeita do novo coronavíorus.

A ação faz parte do plano municipal de contingência para o enfrentamento à doença. Serão mantidos os atendimentos dos casos de urgência, além das salas de vacinação – de acordo com a rotina de cada unidade -, aplicação de insulina e pré-natal.

“Vamos suspender as consultas e procedimentos que não são urgentes para atender as pessoas com suspeita de coronavírus e assim garantir o atendimento aos possíveis casos. É importante lembrar que a pessoa que apresentar os sintomas da doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para ser acompanhada pela assistência em saúde do município”, destacou o secretário.

Equipe preparada

A Prefeitura de Linhares realizou treinamentos para as equipes de saúde das unidades básicas e Hospital Geral de Linhares para atender os possíveis casos, realizar a detecção precoce de casos suspeitos e adotar medidas de prevenção mais eficazes e efetivas para reduzir os riscos para a população.

Todos os profissionais receberam as orientações quanto ao fluxo de procedimento no atendimento aos casos suspeitos, além de medidas de precaução respiratória, higienização de mãos, superfícies e ambientes, e principalmente, sobre os cuidados para evitar a contaminação.

Confira os atendimentos que serão mantidos nas Unidades Básicas de Saúde:

  • Vacinação
  • Aplicação de insulina
  • Pré-natal (nas Unidades de Saúde e Casa Rosa)
    -Casos de urgência (pressão alta, vômitos, diarreria e diabetes descompensada)