Vigilância Ambiental pede ajuda da população no combate à dengue em Linhares

A Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o combate à dengue em todo município e conta com a ajuda dos cidadãos para atuar contra o mosquito transmissor da doença. Linhares contabiliza hoje 1.237 casos confirmados da doença e a Prefeitura pede a colaboração dos moradores em receber o agente de endemia na residência para que o trabalho de eliminação de possíveis focos e orientação seja realizado.

De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, as pessoas estão negando a visita dos agentes de endemias, dificultando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito.

“Provavelmente com receio de contaminação pelo coronavírus, as pessoas não estão abrindo suas casas e, assim, nossa equipe não consegue realizar o trabalho devido. Nem mesmo nos quintais estamos conseguindo atuar. Precisamos sim de nos prevenir contra o Covid – 19, mas não podemos de forma nenhuma nos esquecer da dengue. O risco é para todos e uma infecção dupla de dengue e coronavírus pode ser algo ainda mais perigoso”, ressaltou Lubiana.

Sérgio ressaltou, ainda, que os agentes de endemias estão orientados sobre todas as normas de higiene e prevenção contra o novo coronavírus. “Nossa equipe está preparada para atuar de maneira preventiva e pedimos que as pessoas não proíbam a entrada dos agentes. Em três meses temos mais que 1.200 casos confirmados de dengue. Não podemos cuidar de uma doença, descuidando de outra”, reforçou.