Coronavírus: Prefeitura recomenda e proprietários de academias fecharão estabelecimentos por uma semana

A Prefeitura de Linhares continua o diálogo com vários segmentos da economia do Município como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. Após suspender as atividades das academias populares de ginástica e estádios de futebol municipais, na tarde desta terça-feira (17), o secretário municipal de Finanças Bruno Marianelli, o secretário de Cultura Turismo, Esporte e Lazer, Ivan salvador, o diretor de Esportes, Roque Chile, a diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Keilane Belique Spagnol, estiveram reunidos com os proprietários de academias particulares de ginásticas de Linhares.

Durante o encontro, eles foram recomendados pela prefeitura sobre o funcionamento dos estabelecimentos, já que a maioria são ambientes fechados e utilizados por muitas pessoas, e mesmo intensificando a higienização, há o risco iminente de contrair o vírus do novo coranavírus. Após as explicações, os proprietários decidiram fechar as academias durante uma semana, com retorno das atividades previsto para o próximo dia 24.

“Após dialogarmos com os representantes da prefeitura percebemos que a prevenção é a melhor escolha neste momento. Estamos de acordo com as medidas: elas são necessárias para a segurança não só dos nossos alunos, mas também a dos profissionais e de toda a população. Todos precisam fazer a sua parte”, apontou Michel Barra.

A diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Keilane Belique Spagnol, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, destacou que as decisões do órgão estão sendo diárias e têm base em evidências científicas. As medidas valem a partir desta quarta-feira (18) para que os proprietários e os professores possam ter tempo hábil de fazer a comunicação aos alunos.

“Nossos casos são monitorados, nossa preocupação é evitar que frequentem ambientes fechados utilizados por muitas pessoas, como é o caso das academias, onde a cada momento se utiliza aparelhos simultaneamente”, destacou.

“Não há dúvidas de que os números da doença crescerão. Nós tomamos todas as medidas necessárias, mas vamos seguir a recomendação e voltaremos a abrir no próximo dia 24. Enquanto isso vamos auxiliar os nossos alunos pela internet e montar treinos que possam ser realizados tanto em casa como ao ar livre”, disse André Lobo.