Comunidade escolar participa de formação sobre atendimento educacional a alunos com deficiência em Linhares

Mais uma formação voltada à Educação Especial teve início na rede municipal de ensino, desta vez, sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE). O público-alvo são professores regentes de classe e comunidade escolar. O curso segue até setembro e conta com a participação de 60 profissionais.

A pedagoga da Educação Especial, Jaqueline Duque, informou que a formação engloba o estudo de textos, documentos, Políticas Públicas e estratégias pedagógicas que viabilizem a inclusão e participação crítica e ativa do estudante com deficiência na dinâmica cotidiana da escola.

“As atividades da formação são bem dinâmicas e baseadas na neuroeducação, que envolve, por exemplo, o desenvolvimento das Funções Executivas, que são habilidades necessárias para o controle dos pensamentos, emoções e ações da criança. Além disso, vamos trabalhar sobre inteligência emocional com os cursistas para atendermos com excelência os alunos com deficiência assistidos pela rede municipal de ensino”, disse Jaqueline.

Jaqueline Duque, pedagoga da Educação Especial

Os conteúdos abordados nas formações são: Percepção de si mesmo. Sentimentos. Sensações. Inteligência Emocional; Deficiência sensorial: Surdez/cegueira; Deficiência Intelectual: TEA – Transtorno do Espectro Autista, ABA – (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada); Síndrome de Down, Deficiência Múltipla; Deficiência Física; Altas habilidades/superdotação; Diferentes Transtornos e Síndromes; Estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência na perspectiva da Neuroeducação; Tecnologias Assistivas; Políticas Públicas voltadas para o AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Os encontros são ministrados pelas formadoras Jaqueline Aparecida Alves Duque e Renata Ferrarini Andrade Farage. São duas turmas com 30 alunos cada.