Comunidade escolar participa de formação sobre atendimento educacional a alunos com deficiência em Linhares
Mais uma formação voltada à Educação Especial teve início na rede municipal de ensino, desta vez, sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE). O público-alvo são professores regentes de classe e comunidade escolar. O curso segue até setembro e conta com a participação de 60 profissionais.
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A pedagoga da Educação Especial, Jaqueline Duque, informou que a formação engloba o estudo de textos, documentos, Políticas Públicas e estratégias pedagógicas que viabilizem a inclusão e participação crítica e ativa do estudante com deficiência na dinâmica cotidiana da escola.
“As atividades da formação são bem dinâmicas e baseadas na neuroeducação, que envolve, por exemplo, o desenvolvimento das Funções Executivas, que são habilidades necessárias para o controle dos pensamentos, emoções e ações da criança. Além disso, vamos trabalhar sobre inteligência emocional com os cursistas para atendermos com excelência os alunos com deficiência assistidos pela rede municipal de ensino”, disse Jaqueline.
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Os conteúdos abordados nas formações são: Percepção de si mesmo. Sentimentos. Sensações. Inteligência Emocional; Deficiência sensorial: Surdez/cegueira; Deficiência Intelectual: TEA – Transtorno do Espectro Autista, ABA – (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada); Síndrome de Down, Deficiência Múltipla; Deficiência Física; Altas habilidades/superdotação; Diferentes Transtornos e Síndromes; Estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência na perspectiva da Neuroeducação; Tecnologias Assistivas; Políticas Públicas voltadas para o AEE – Atendimento Educacional Especializado.
Os encontros são ministrados pelas formadoras Jaqueline Aparecida Alves Duque e Renata Ferrarini Andrade Farage. São duas turmas com 30 alunos cada.