Nova etapa de limpeza das lagoas urbanas de Linhares começa na próxima semana

Na próxima semana, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), inicia mais uma etapa dos trabalhos de limpeza das lagoas urbanas do município.

Os serviços serão realizados na lagoa que compreende a ponte que liga o bairro Shell ao Interlagos, na margem do bairro Interlagos, próximo à EMEF “Samuel Batista Cruz”, o Caic.

Posteriormente, os serviços de limpeza serão realizados na margem localizada no bairro Shell, incluindo a área atrás do antigo Dnit, e também nas duas margens da lagoa situada entre a ponte que liga os bairros Interlagos e Araçá.

Nesta semana, as equipes realizam a remoção de macrófitas (plantas aquáticas) na Linha Verde, no trecho que compreende parte do bairro Interlagos. O prazo de conclusão de limpeza das lagoas urbanas de Linhares é de seis meses.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, a ação é necessária devido à proliferação desenfreada de macrófitas, formadas por conta da grande quantidade de material orgânico que é depositado nas lagoas por meio de esgoto clandestino.

“As plantas ficam na superfície da água e impedem que a luz solar chegue ao fundo da lagoa, provocando baixa na oxigenação e a mortandade de animais aquáticos, como os peixes”, explica o secretário Fabrício.

Para impedir a proliferação e limpeza das lagoas, a empresa contratada faz a retirada mecânica das plantas, com manejo manual e utilização de redes. Após a conclusão dos trabalhos, a Semam e o SAAE de Linhares reforçarão a fiscalização das ligações clandestinas de esgoto nas lagoas.