Escolinha de Futebol da Prefeitura mantém vivo o sonho de mais de 100 crianças e adolescentes do Movelar

Mais de 100 crianças e adolescentes do bairro Movelar veem no projeto Escolinha de Futebol da Prefeitura de Linhares uma oportunidade de realizar um sonho: ser jogador de futebol. É que no projeto eles são incentivados a não desistir de seus ideais. Dentro e fora de campo. Isto porque as atividades também garantem o acesso ao lazer e disciplina entre os participantes, o que inclusive, gera bons resultados na escola. Ao todo, mais de 1500 atletas, entre 7 e 15 anos, são atendidos pelo projeto.

Escolinha de Futebol atende 105 atende 105 atletas, entre 7 e 15 anos, do bairro Movelar.

Quem vê o projeto como uma oportunidade de brilhar e ser um campeão dentro de campo é o Lucas Sampaio, que tem 14 anos. Ele conta que depois que começou a participar dos treinos o seu desempenho dentro de campo melhorou bastante e o sonho de ser um grande destaque no mundo do futebol aumentou ainda mais.

Lucas Sampaio vê o projeto como uma oportunidade de brilhar e ser um campeão dentro de campo

“Esta é uma oportunidade de ouro que devemos abraçar com muita dedicação, pois nem todos os pais têm condições de pagar uma escolinha particular para seus filhos. Eu, por exemplo, depois que comecei a participar dos treinos melhorei bastante o meu futebol. Isso me incentiva a participar das atividades com responsabilidade para que eu possa evoluir ainda mais. Acredito que estou no caminho certo para me transformar num atleta profissional”. 

Lucas Sampaio vê o projeto como uma oportunidade de brilhar e ser um campeão dentro de campo

O mesmo sonho é compartilhado pelo Alex Sandro de Jesus, que tem como ídolo o jogador do Flamengo, Leandro. “O Leandro foi o melhor lateral-direito que o clube do Flamengo já teve. Eu enquanto flamenguista e por jogar na mesma posição o tenho como referência. Sonho em jogar igual a ele, no time do meu coração. Mas se eu viver isso um dia serei sempre grato a este importante projeto da Prefeitura”, disse.

Alex Sandro de Jesus sonha em jogar igual ao ídolo do Flamengo, Leandro

Para o atleta Pablo Henrique dos Santos além de ter acesso ao lazer e ter a oportunidade de tentar ser um profissional do esporte, o projeto é uma ferramenta importante para livrar muitos jovens do mundo crime. “Já pensou se a gente não contasse com este projeto no bairro? Certamente iríamos estar na rua neste momento, onde hoje em dia presenciamos muita coisa errada e quem for fraco cai fácil no mundo do crime. Mas graças a Deus contamos com os treinos que nos ajuda a ser um cidadão de bem e nos oportuniza a aprender o bom futebol”, pontuou.

Para o atleta Pablo Henrique dos Santos o projeto é uma ferramenta importante para livrar muitos jovens do mundo crime

De acordo com o treinador Sebastião Alves dos Santos, mais conhecido como “Estrela”, a atividade física é extremamente importante para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens. “Através da atividade física é possível garantir que esses jovens cresçam com responsabilidade, livrando-as das coisas ruins que o mundo oferece. Além disso, o projeto tem o objetivo de descobrir novos talentos do futebol e promover a inclusão social entre os participantes. Sou muito feliz por contribuir um pouco do meu conhecimento para melhorar a vida de cada um deles, seja ela pessoal ou até mesmo profissional”, disse o treinador. 

De acordo com o treinador “Estrela”, a atividade física é extremamente importante para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

“Desde o início de 2017 resgatamos e temos o compromisso de manter o projeto das Escolinhas de Futebol em pleno funcionamento. Fico muito feliz em saber que estamos levando lazer, qualidade de vida e mantendo vivo o sonho de mais de 1500 crianças e adolescentes do município. Além disso, nossos projetos sociais têm o objetivo de valorizar e garantir ocupação dos espaços públicos que também são recuperados desde o início desta gestão”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O coordenador das Escolinhas de Futebol da Prefeitura, Roque Chile, disse que o projeto é uma grande conquista dos linharenses. “O projeto é uma ferramenta importante que tem o objetivo de transformar a vida de centenas de crianças e adolescentes no município. Para que isso aconteça contamos com profissionais preparados que prestam um trabalho com amor e responsabilidade. Não queremos apenas descobrir novos talentos e que eles aprendam a modalidade, mas sim educá-los para seguirem o caminho certo e serem respeitados no futuro pela sociedade. Estou muito satisfeito com o resultado das atividades e esperamos evoluir cada vez mais”, disse. 

Sobre o projeto no Movelar

Os treinos acontecem no Estádio Domingos José da Rocha nos dias de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 9h40min no período da manhã e das 14 às 15h40min no período da tarde. Hoje, o projeto atende 105 atletas, entre 7 e 15 anos, da comunidade.

Para participar das aulas o interessado deve estar matriculado em alguma rede de ensino municipal, estadual ou particular. A matrícula deve ser feita nos dias e local das atividades.