Prefeito Guerino abre curso de formação da Guarda Municipal para porte de armas

Nessa quinta-feira (5), teve Aula Inaugural do Curso de Formação para Guarda Municipal de Linhares, que permitirá obter a licença profissional para porte e uso de arma de fogo, na sede do auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.


A palestra de abertura foi ministrada pelo Delegado Joel Lyrio Junior, diretor da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (ACADEPOL), e abordou o tema ‘A Importância da Guarda Municipal de Linhares no Sistema Único de Segurança Pública – SUSP – Lei 13.675/2018. O curso terá duração de 120 dias, ou seja, quatro meses, e a previsão é que a Guarda Municipal de Linhares já esteja apta ao uso de armamento no próximo mês de julho.

Para o titular da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos, “Esse foi um dos grandes desafios propostos pelo prefeito à nossa gestão. Estamos vivendo um momento histórico da Guarda Municipal e o prefeito Guerino Zanon está nos dando todo apoio para que a Guarda realmente se estabeleça como um órgão do sistema de segurança pública”, ressaltou.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou o papel fundamental dos guardas civis do Município na sensação de segurança da população e do respeito que a população nutre pelos profissionais. “Esse curso é isso é a realização de um grande sonho para os guardas municipais. Sempre tivemos as portas abertas com o secretário e acredito que essa seja uma grande vitória para nós todos: o secretário, o sindicato e todos os guardas municipais”, disse.

Guerino reforçou que as ações preventivas e integradas com as demais forças de segurança, em conjunto com os programas sociais da Prefeitura são de extrema importância para o combate à criminalidade em Linhares. “Os guardas armados nos ajudarão a controlar e manter os índices de violência e aumentar a sensação de segurança dos moradores”, afirmou o prefeito.

Segundo o subsecretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, o curso vai proporcionar um avanço para a GM porque vai auxiliar no combate à criminalidade, com os órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil e a Polícia Militar de Linhares. “Esse avanço da GM, com certeza, irá fortalecer os órgãos de segurança, aqueles responsáveis pela apuração e prevenção dos crimes. A Prefeitura de Linhares está de parabéns por estar dando esse passo importante”, avalia.

Estiveram presentes à cerimônia o deputado estadual Marcos Garcia; os vereadores Tarcísio Silva, Tobias Cometti, Jean Menezes, Estéfano Silote e Dr. Carlos Almeida; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Geovânio; o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Machado; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Costa Negro; o chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, Fabrício Lucindo, o titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Thiago Cavalcante; o 1º tenente do Tiro de Guerra de Linhares, Sargento de Oliveira, o diretor da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Vinícius Narcizo, além de secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes das sociedades civil e organizada.

Palestra

Em sua palestra, o delegado Joel Lyrio Junior falou sobre a Lei Federal nº 13.022/2014 – que instituiu o Estatuto das Guardas Municipais, e a Lei nº 13.675/2018 – que institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

O Estatuto determina que as Guardas Municipais devem firmar-se dentro de suas atribuições e competências com relevante papel de agência promotora da prevenção à violência e a criminalidade. A criação do SUSP estabelece a integração dos órgãos e instituições da Segurança Pública e Defesa Social.

“Nesse contexto se firma a necessidade de formação dos guardas e nós estamos fazendo isso com muito zelo. A corporação tem muitas obrigações, muitos deveres, mas também não podemos esquecer dos direitos do Guarda Municipal, um deles é estar inserido no sistema de segurança pública”, concluiu Lyrio.

O curso

Seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso vai durar quatro meses e tem carga-horária de 688 horas e tem 50 inscritos nesta primeira turma. A equipe de instrutores é formada por Professores da ACADEPOL .