Procon Linhares realiza mais de 4,8 mil atendimentos aos consumidores em 2019

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Linhares divulgou o balanço das atividades realizadas no ano de 2019, com os números de atendimentos, fiscalizações e audiências. Os atendimentos realizados chegaram ao número de 4.860, no período de 01/01 a 31/12/2019.

De acordo com o relatório, desses atendimentos, 2.823 eram referentes a assuntos financeiros e 835 eram voltados a serviços essenciais (abastecimento de água, distribuição de energia, etc.).  Do total de 4.860 atendimentos, 100 reclamações foram registradas. Assuntos financeiros é a área campeã de reclamações, com 43%.

Atualmente tramitam 15 reclamações no órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O restante dos atendimentos foi solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências.

“Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, destaca Geraldo Roza, diretor do órgão, que completou 25 anos de fundação no último ano.

Além dos atendimentos, o Procon Linhares também realizou diversas pesquisas durante o ano, auxiliando os consumidores sobre os melhores e mais baratos lugares para compras; bem como ações de orientação e fiscalização no comércio local.

“O Procon tem feito um grande trabalho de orientação à população sobre seus direitos, além de dialogar com os comerciantes sobre o respeito ao Código de Defesa do Consumidor. Como o consumidor que não tem conhecimento técnico, nem o aparato jurídico que as empresas têm, contrabalanceamos essa relação”, aponta Geraldo Roza.

SERVIÇO

Procon Linhares

Endereço: Avenida Augusto Calmon, 908, Centro– no prédio da antiga Câmara Municipal

Telefones: (27) 3372 2129/ 3372 3744

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com encerramento de distribuição de senha às 15 horas