Prefeitura de Linhares cria Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Depois de repassar informações e orientações básicas sobre o coronavírus, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, adotou nesta segunda-feira (1º.) a primeira medida concreta para prevenir o aparecimento e a disseminação da doença no Município, com a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, com participação das equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município e dos hospitais HGL, Rio Doce e Unimed.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, informou que embora tenham apenas dois casos confirmados no Brasil, a Prefeitura de Linhares, sem alardear, visto que não há motivos para isso, está fazendo a sua parte, adotando medidas preventivas e pontuais, capazes de responder e dar solução, a tempo, a qualquer situação de suspeita que possa surgir no Município.

Segundo ele, há planos de contingenciamento já elaborados para enfrentar a chegada do vírus. Eles precisam apenas ser atualizados e implementados. Uma das primeiras providências deve ser isolar leitos de hospitais públicos e privados para receber eventuais pacientes infectados. Haverá também medidas de proteção aos profissionais de saúde e estudos rigorosos sobre o fluxo de entrada de pacientes no sistema de atendimento e hospitalar.

Outra medida para garantir mais agilidade nas notificações, é a disponibilização de uma ficha de notificação do coronavírus nas unidades de saúde da sede e do interior de Linhares. Além de promover a notificação imediata de qualquer caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde vai atualizar os serviços de saúde do município que atenderão possíveis casos suspeitos de coronavírus conforme as recomendações de prevenção e diagnóstico recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Saulo destaca que a rede municipal de saúde tem à disposição os materiais indicados para prevenção, protocolo para atendimento dos pacientes e registro de notificações. “Os equipamentos de proteção individual recomendados pelo Ministério da Saúde são simples e estão disponíveis em nossa rede municipal. Inclusive, o Hospital geral de Linhares (HGL), já está se preparando para caso, eventualmente, surja algum paciente com esses sinais e sintomas, visando sempre o diagnóstico rápido para realizarmos a intervenção necessária”, destacou.