Carnaval: segurança com câmeras de videomonitoramento e reforço no efetivo da PM nas praias de Linhares

Durante os cinco dias de Carnaval, a expectativa da Prefeitura de Linhares é que, pelo menos, 40 mil foliões se reúnam em Pontal do Ipiranga; 10 mil em Regência e 8 mil pessoas em Povoação. E para garantir dias tranquilos de diversão, a Secretaria Municipal de Segurança Pública preparou um esquema especial de segurança nos balneários.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Coronel Jones Mattos, a segurança do carnaval será reforçada com o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) nos três balneários, além da presença de policiais militares e agentes de trânsito, que estarão alocados em diversos pontos da folia.

No Pontal do Ipiranga, além das quatro câmeras já instaladas na entrada do balneário, mais seis estão sendo colocadas na área de eventos para garantir a segurança dos turistas e visitantes, e evitar episódios de violência.

Além do videomonitoramento, estão previstas também blitze da Polícia Militar e de agentes do Departamento Municipal de Trânsito para monitorar as principais entradas dos balneários, durante a alta temporada, a fim de conter a criminalidade e o tráfico de drogas.

Carros de som

Ações para fiscalizar o cumprimento da regulamentação do uso de som automotivo também serão realizadas nos balneários de Linhares. Os carros flagrados com o som acima de 70 decibéis poderão ser multados e até recolhidos por agentes de fiscalização ambiental.

Ainda, conforme a Resolução nº 624/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), som audível fora do veículo, independente de decibéis, é passível de multa no valor de R$ 195,93. Além da multa, o proprietário poderá perder cinco pontos na carteira de habilitação – infração considerada grave.

Em Linhares, não há local destinado a carros de som nos balneários. Deste modo, os agentes da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal realizarão ações educativas, com a entrega de panfletos na entrada dos balneários para orientar sobre poluição sonora.

Guarda-vidas

E para reforçar a segurança dos banhistas, 35 guarda-vidas atuarão nos balneários, a partir desta sexta-feira (21). Do total, 25 atuarão em Pontal do Ipiranga, seis em Regência e quatro em Povoação.