Iniciada a recuperação do cercamento da Linha Verde

Nesta semana, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), realiza a recuperação da estrutura no entorno da Linha Verde, entre os bairros Lagoa do Meio e Palmital.

Os trabalhos incluem a substituição do cercamento de proteção e reassentamento de meio-fio, que foram danificados em alguns pontos durante o processo de limpeza, que consiste na remoção de macrófitas (plantas aquáticas), nas duas margens da lagoa.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) já elabora um projeto para a reabilitação da pista de caminhada/corrida, de todo o cercamento e também a recuperação paisagística da lagoa, que será executado nos próximos meses.

Segunda etapa de limpeza

Os maquinários já operam na limpeza da Linha Verde, sentido bairro Interlagos. Os serviços serão estendidos à lagoa que compreende a ponte que liga os bairros Shell e Interlagos; e às duas margens da lagoa situada entre a ponte dos bairros Interlagos e Araçá. Ao todo são investidos R$ 1.460.000,00.

Para inibir as ligações irregulares de esgoto nos mananciais, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Fiscalização e Posturas do município, vão intensificar as ações de fiscalização. O despejo clandestino configura crime ambiental e o valor da multa pode chegar a R$ 10 mil. As ações já são realizadas rotineiramente.