Secretário de Agricultura de Linhares participa de encontro sobre exportação capixaba

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, participou de um encontro promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Vitória, na quinta-feira (6), sobre promoção e fortalecimento da exportação no Espírito Santo. No encontro foram apresentados aos produtores rurais e parceiros oportunidades para alavancar as exportações, promovendo o agronegócio capixaba para todo o mundo.

Crédito foto Igor Ferreira

Linhares participou do evento a convite da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), pelo potencial que o município apresenta no setor do agronegócio no cenário capixaba.

“Linhares é o principal exportador de mamão papaia para os Estados Unidos e alguns países da Europa, e outros produtos estão começando a entrar no mercado e tem grande potencial como o cacau, água de coco, peixe, cachaça, banana e também o limão, que faz parte do Polo BR 101 que implantamos no Programa Municipal de Fruticultura. A PEIEX vem com esse programa incentivar toda a cadeia produtiva do agronegócio e fortalecer cada vez mais o município de Linhares”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

Na ocasião, foi exposto o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma parceria entre o Governo do Estado e a Apex-Brasil, para qualificação de empresas para atuarem de forma competitiva no mercado externo.

O secretário de Agricultura explicou que as empresas que se cadastrarem na capacitação oferecida pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) receberão atendimento local de um técnico, orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação, diagnóstico da maturidade exportadora da empresa, construção do plano de trabalho voltado à qualificação para exportação. Para participar o produtor deve procurar o quanto antes a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Crédito foto Igor Ferreira