Janeiro Roxo: Combate a hanseníase continua nas unidades de saúde de Linhares

A secretaria Municipal de Saúde encerrou na última semana a campanha “Janeiro Roxo” de sensibilização e combate à Hanseníase, doença que é infecciosa e contagiosa. Durante todo mês de janeiro as 35 unidades básicas de saúde de Linhares realizam ações de conscientização e ainda avaliação de manchas suspeitas. A campanha foi concluída, mas as ações de combate a doença acontecem durante todo em Linhares. Quem precisar de orientação ou tiver sintomas sugestivos de hanseníase deve procurar unidade de saúde mais próxima de sua residência. O tratamento é gratuito.

“Durante o mês de janeiro reforçamos a conscientização sobre a doença, mas o combate a hanseníase acontece durante todo ano. As unidades de saúde estão aptas a atender pacientes com sintomas da doença e em casos necessários o paciente é encaminhado ao Programa de Hanseníase para conclusão do diagnóstico e tratamento. É uma doença simples de ser tratada, mas a população precisa ficar atenta ao surgimento dos sintomas e procurar a unidade de saúde de referência”, explicou a diretora da Saúde da Família, da secretaria Municipal de Saúde, Regiane Azevedo.

Naps é referência no tratamento

Os pacientes identificados com a doença são direcionados pelas unidades de saúde ao Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) que é referência para o tratamento da doença. Funciona de segunda a sexta-feira, no bairro Colina, no antigo Hospital Talma Pestana.

Saiba mais

Embora a hanseníase seja uma das doenças mais antigas do mundo ainda é um problema sério de saúde pública. Em 2016 o Ministério da Saúde oficializou o Janeiro Roxo para conscientizar sobre a doença que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país em número de casos, atrás apenas da Índia.

A doença causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele que também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.