Prefeitura avança com obras de drenagem pluvial no bairro Linhares V

A Prefeitura de Linhares segue avançando com uma importante obra para a cidade: a reestruturação da Avenida José Armani – uma das principais vias de acesso aos bairros Linhares V, São José, Boa Vista, Movelar, Nova Esperança e Planalto.

Nesta semana foram iniciados os serviços de microdrenagem, com a construção da nova galeria de drenagem de águas pluviais. No local está sendo construído todo o sistema de drenagem composta por caixas de captação, tubulação, entre outros itens necessários para o escoamento da água da chuva.

Para ampliar a capacidade de vazão da água em tempos de fortes chuvas, técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), realizaram um estudo de toda a nova estrutura. As intervenções de drenagem acontecem numa extensão de 1.900 metros.

“Os sistemas de drenagem pluvial são projetados para permitir o escoamento adequado das águas das chuvas, principalmente no período de altas precipitações. As águas provenientes das chuvas atingem o solo e escoam até atingir os bueiros e galerias”, explica o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Intervenções

O projeto da nova Avenida José Armani prevê ainda a construção de mais de 5,6 quilômetros de ciclovia, que será implantada na faixa de trânsito da esquerda sentido Avenida Samuel Batista Cruz (Rodovia BR-101) – Bairros, indo até o início da Avenida Lagoa Bonita, divisa com o bairro Nova Esperança.

Além da ciclovia, também será executada a implantação de calçadas cidadãs e a pavimentação asfáltica de 27.247,05 metros quadrados da via que irão em mão única da Rodovia BR-101 até o entroncamento da Av. José Armani com Rua Hilário Faé, nas proximidades do supermercado União. A partir desse ponto, até o final do bairro Nova Esperança (início do bairro Planalto), a nova via terá duplo sentido totalmente reabilitada e dotada de ciclovia no centro (eixo da Avenida Lagoa Bonita).

Para a obra são investidos cerca de R$ 8.514.560,38 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

Interdição

Placas que informam a reabilitação da malha viária e a revitalização da Avenida José Armani foram instaladas na via e há ponto de interdição. Em dois trechos há desvio no tráfego devido às obras. O motorista que chegar ao bairro, a partir da BR-101, deve desviar à esquerda, na Rua Maria Giuriatto Frisso; enquanto quem sai do bairro, sentido BR-101, deve desviar à direita, na Avenida Aurora Nunes de Oliveira para retornar à Avenida José Armani.