Linhares registra 94 milímetros de chuva e equipes da Defesa Civil permanecem em alerta

Na madrugada desta quarta-feira (22), uma forte chuva incidiu sobre o município de Linhares, provocando vários pontos de alagamento nos bairro Shell, Interlagos e Aviso. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), o volume acumulado de chuvas, nas últimas 24 horas, é de 94 milímetros.

No momento, não há registro de ocorrências de desalojados e desabrigados em decorrência das chuvas. Também não há alterações no Rio Doce, que permanece no seu nível normal. Desde o início das chuvas, neste mês de janeiro, o acumulado é de 181 milímetros.

As equipes da Defesa Civil Municipal continuam de prontidão, realizando monitoramento em diversos pontos da cidade, além de uma série de visitas a locais críticos, que podem ser afetados pelas fortes chuvas.  E para minimizar os efeitos da chuva, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) também executa ações de limpeza de ruas e avenidas, além da desobstrução de bocas de lobo a fim de evitar pontos de alagamento.

Conforme a Defesa Civil Municipal, para esta quarta-feira (22), estão previstos 60mm de chuva. O órgão segue com o esquema especial de plantão e verificação de estrutura de edificações e condições de solo em áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos, orienta a população: “A previsão meteorológica alerta para a incidência de chuvas com intensidade moderada a forte. Por isso, mantemos uma logística de prevenção, vistorias e monitoramento em áreas que apresentam algum grau de risco. Caso haja alguma movimentação de solo, inclinação de árvores ou qualquer outro tipo de movimentação estranha, que saia do imóvel, procure um local seguro e acione a nossa equipe”, alertou.

O atendimento da Defesa Civil Municipal é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal.