Notificações de doenças passam a ser registradas de forma on-line e agiliza atendimentos em Linhares

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Linhares participaram nesta quarta-feira (15) de uma capacitação referente à implantação do Sistema ESUS – Vigilância em Saúde, do Governo do Estado. As notificações de doenças/agravos dos pacientes atendidos nas UBS, antes registradas em formulários de papel, agora são on-line, podendo ser acessadas em tempo real, permitindo mais agilidade na elaboração de estratégias de saúde.

A diretora da Saúde da Família de Linhares, Regiane Azevedo, disse que todos os pontos de atenção da saúde conseguirão realizar as notificações online, não havendo mais a necessidade de encaminhar um formulário com os dados à Vigilância em Saúde para registro das informações, como acontecia com o antigo sistema chamado Sinan.

“A medida possibilitará mais agilidade no trabalho dos profissionais de saúde, uma vez que a informação do paciente chegará em tempo real, favorecendo nas intervenções que precisarem ser realizadas. O novo sistema também fornece parâmetros que permitem as equipes da Estratégia Saúde da Família, por exemplo, se organizarem para definir estratégias de trabalho com base nas doenças/agravos mais incidentes em seus territórios de atuação”, disse a diretora.

Na capacitação, realizada no laboratório de informática da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), os enfermeiros, além do conhecimento teórico do novo sistema, simularam na prática como introduzir as informações no sistema, sanando todas as dúvidas.

O sistema se enquadra na nota técnica 06/2019 do Governo do estado, cujo objetivo é a ativação piloto de implantação do sistema ESUS-VS em ambiente de produção para notificação de Doenças/Agravos no âmbito do Estado do Espírito Santo.