Linhares reforça ações de combate a dengue neste mês de janeiro

Após fechar o ano de 2019 com mais de 5 mil casos de dengue notificados, as ações de mobilização para combater os mosquitos em Linhares não param. Além das atividades de rotina, a secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e das unidades de saúde (US), preparou uma extensa programação para janeiro, principalmente nas três mais frequentadas nesta época do ano: Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

O primeiro boletim de arboviroses deste ano de 2020 apontou que entre as praias Regência lidera a lista de casos de dengue com 48 casos notificados e 29 confirmados. No Pontal do Ipiranga são 20 casos notificados e 12 confirmados. Em Povoação são 10 notificações e 5 casos confirmados de dengue. Na sede, os bairros Santa Cruz e Interlagos lideram os casos de casos confirmados da doença, que é causada pelo mosquito Aedes aegypti.

Dos 5.200 casos notificados até agora, 3.566 foram confirmados.  A supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, Luzinete Urbano da Silva, alertou que o fato do município registrar períodos chuvosos e altas temperaturas, – ambientes propícios para a proliferação do mosquito -, os cuidados devem ser redobrados.

Dentre as ações, o município realiza visitas rotineiras nas residências e, neste momento, tem promovido mutirões nas localidades onde se têm registrado o aumento do número de casos notificados. Durante todo o ano, diversas atividades educativas e preventivas sobre as arboviroses são desenvolvidas em todos os territórios de saúde do município.