Servidores do HGL participam de treinamento sobre segurança do trabalho

Mais de 600 servidores do Hospital Geral de Linhares (HGL) participam do Treinamento em Biossegurança. Os encontros tiveram início nessa terça (14) e acontecem até esta quarta-feira (15), no auditório do hospital. O treinamento é ministrado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, da Prefeitura de Linhares, Edmar Magnago Klein.

Edmar destacou que dentre os assuntos abordados estão: tipo de riscos biológicos existentes no hospital e como preveni-lo; tipo e o uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI); acidente de trabalho com material biológico; fluxograma do procedimento, caso ocorra um acidente biológico; descarte correto dos resíduos biológicos como seringa, agulha, etc; procedimento básico na proteção contra incêndio no uso dos extintores e rotas de fuga; direitos e deveres dos servidores em relação à área de segurança e medicina do trabalho, como, por exemplo, a emissão de Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT).

“O treinamento atende a legislação na qual determina que todo servidor deve receber treinamento antes de iniciar suas atividades laborais, assim como a capacitação periódica. No HGL realizamos este treinamento todo ano, em diversas datas, e está disponível também a todos servidores da prefeitura. A cada ano abordamos vários temas envolvendo a área de segurança e medicina do trabalho”, disse o engenheiro, destacando que o funcionário devidamente treinado e capacitado presta um melhor atendimento aos pacientes.

A servidora Tânia Fausta Domingos trabalha no HGL há 8 anos e falou da importância de todos participarem do treinamento. “Trabalhamos num ambiente de risco e esse treinamento nos ensina a utilizar os equipamentos de proteção e nos cuidarmos. É necessário que todos participem, porque além de nos prevenir, aprendemos como ensinar os acompanhantes a se prevenirem também, garantindo assim a segurança de todos dentro do hospital. A nossa saúde e a de nossa família é muito importante”, falou a secretária do Transporte do hospital.

A diretora do HGL, Maria Bernardete Braz, informou que esse é o primeiro treinamento realizado em 2020. “Outros treinamentos serão agendados este ano para que os profissionais do hospital agreguem sempre mais conhecimento. As atividades quando realizadas com segurança preservam a saúde do colaborador e do paciente que busca por atendimento, por isso a importância da participação de todos”, pontuou a diretora.