Saúde: equipe de plantão é primordial no atendimento a vítimas de acidente no Pontal

Um acidente automobilístico ocorrido no início da noite de domingo (12), na estrada que liga a sede de Linhares ao balneário de Pontal do Ipiranga, não teve um desfecho mais grave graças à agilidade da equipe de plantão da Unidade de Saúde da Família do Pontal no atendimento às vítimas.

De acordo com a enfermeira que estava de plantão, Caroline Alves Macedo, a equipe de sete profissionais da USF foi acionada por volta das 18 horas. Ao todo, quatro pessoas foram vítimas do acidente, dentre elas uma criança. Todo o processo de remoção dos acidentados levou cerca de 1 hora.

“Quando chegamos de ambulância ao local, os bombeiros que atuam no resgate aquático já faziam a triagem das vítimas. Lá encontramos acidentados duas mulheres e uma criança, além do condutor do veículo. Os bombeiros informaram que, dentre as vítimas, a crianças apresentava quadro mais grave, com fratura no fêmur, e uma das mulheres”, disse a enfermeira.

As primeiras vítimas atendidas foram encaminhadas pela ambulância do Município ao Hospital Geral de Linhares (HGL). Enquanto isso, as demais vítimas foram medicadas e estabilizadas pelos profissionais que permaneceram no local do acidente.

A Unidade de Saúde da Família do Pontal do Ipiranga funciona 24 horas.

“Acionamos a base e chamamos a médica para que conseguíssemos manter as demais vítimas vivas até que a outra ambulância pudesse chegar e prestar esse socorro. Nós conseguimos puncionar, fazer medicação, tudo na pista. A segunda ambulância do Município fez a remoção da senhora e o carro de resgate do Corpo de Bombeiros transportou o motorista do veículo ao HGL”, contou Caroline.

Conforme a enfermeira Caroline, das vítimas socorridas, o condutor do veículo e uma das mulheres permaneceram no Hospital Geral de Linhares; a segunda vítima feminina foi encaminhada a um hospital particular do município; enquanto a criança foi transferida para um hospital da Grande Vitória.

“A rapidez com a qual os nossos profissionais de Saúde atenderam a ocorrência foi primordial para que não houvesse vítimas fatais. Nossas equipes são treinadas e capacitadas para realizar atendimento de qualidade aos cidadãos. Parabenizo a todos pelo esforço e empenho nos serviços prestados à sociedade linharense”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Participaram da operação a enfermeira Caroline Alves Macedo; a médica Lara Colombi Calmon; as técnicas em Enfermagem Joelma Lopes, Elidiana de Souza Barros e Maeli Neres de Carvalho; e os motoristas Vicente Fornaciari e Jean Paulo Ribeiro Barros.