Prefeito Guerino dá posse aos novos conselheiros tutelares de Linhares
O prefeito de Linhares Guerino Zanon deu posse aos novos membros do Conselho Tutelar de Linhares. São 10 conselheiros titulares e 10 suplentes, eleitos em outubro do ano passado para o quadriênio 2020-2024. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (10) no Gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura de Linhares.

O exercício da função de conselheiro é em regime de dedicação exclusiva, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, incluindo plantões e a realização de diligências e tarefas inerentes ao órgão. Os 10 conselheiros serão divididos em duas microrregiões da cidade, cada uma contando com 5 (cinco). Os conselheiros atuam na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Estefani Lopes Machado Andrade, o trabalho dos conselheiros tutelares reforça a responsabilidade do CMDCA e da gestão municipal no enfrentamento às violações que atingem o público infantojuvenil. “Tenho certeza que, a partir de agora, vocês atuarão na defesa intransigente dos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. E essa atuação será fiscalizada pela prefeitura e pelo CMDCA”, contextualizou Estefani.

“Todos vocês agora, titulares e suplentes, fazem parte de uma grande rede de proteção e carregam a responsabilidade de dar voz àqueles que muitas vezes não conseguem serem ouvidos, ou até mesmo não têm o entendimento de que estão passando por um processo de violência. Vocês terão que defender essas vozes até mesmo de um pai, de uma mãe, de um tio. Vão se deparar com situações duras, mas saibam que terão sempre todo o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Promotoria Pública, enfim, de todos os atores partícipes deste sistema de proteção. Peço a todos dedicação total nesta missão tão nobre”, disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

“Foi uma eleição democrática, em que toda a população teve a oportunidade de escolher os representantes para o desenvolvimento dos trabalhos diários. Agradeço a toda equipe atual de conselheiros deste município pela dedicação e atuação e parabenizo os eleitos. O papel que exercem é muito importante para a sociedade linharense, pois são eles que dão a garantia para que as leis que protegem nossas crianças e adolescente sejam cumpridas”, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

“Muito de nossas crianças e adolescentes vivem um momento turbulento e não encontram refúgio. Nós vamos atuar de forma decisiva na vida desse público, com dedicação, sempre buscando o conhecimento, doando tempo e amor para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de nossas crianças e adolescentes”, disse Igor Alves de Oliveira, conselheiro tutelar eleito pela primeira vez.

Rony Preato Pião, que foi reeleito, ressaltou a lisura do processo eleitoral, lembrando o papel que o Conselho exerce. “Ser conselheiro tutelar não é um simples trabalho. A pessoa precisa gostar do que faz. É um sacerdócio e agradeço por estar aqui. Temos muito trabalho pela frente, muitas crianças e adolescentes que precisam de nós”, disse.

Conselheiros Titulares
Rony Preato Pião – 1.382 votos
Paulo Francisco Soares – 1.283 votos
Wanderleia de Andrade Corrêa de Oliveira – 1.254 votos
Igor Alves de Oliveira – 1.163 votos
Aguinaldo Bernardo – 1.131 votos
Carlos Augusto Calmon Nascimento – 1.097 votos
Lucivania Vivencia da Silva Suave – 1.045 votos
Maria Letícia Dutra Brandão – 1.026 votos
Welber de Sousa Reis – 906 votos
Claudete Foeger Teodorico da Silva – 886
Conselheiros Suplentes
Ariaidiner Cruz
Arlei Vieira Izabel
Clarisse Guimarães
Rosineide Fernandes
Jose Maria Almeida
Professora Larissa
Dora Alvarenga
Gina
Sabrina Neves
Ana Maria Heitz