Mutirões nos balneários reforçam ações de combate à dengue em Linhares

O município de Linhares está vigilante e intensificará as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nos balneários neste Verão. O primeiro mutirão acontecerá na próxima terça-feira (7), em Povoação. Mais de 30 agentes de endemias, da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, visitarão entre às 7h30 às 13h, os imóveis para eliminar focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, além do trabalho de conscientização.

A supervisora Geral de Endemias, Luzinete Urbano da Silva, explicou que esse trabalho é feito rotineiramente no município, mas as ações serão reforçadas neste período, principalmente pelo fato dos donos dos imóveis de veraneio estar de férias na cidade. A orientação é que as pessoas estejam nos imóveis durante o mutirão para facilitar a entrada dos agentes de endemias.

Luzinete reforça, ainda, que o trabalho será de eliminação dos focos e criadouros e os turistas serão informados sobre aos cuidados quando fechar os imóveis no fim da temporada de Verão. “Antes de sair da residência é necessário observar se a caixa d’água, vasos sanitários e ralos estão vedados. O recipiente que fica na parte de trás da geladeira também requer cuidados e precisa estar sem água acumulada, e, é necessário fazer a manutenção da calha e da caixa d’água”, destacou Luzinete, ressaltando que o ciclo de vida do mosquito enquanto fase aquática demora em torno de uma semana, isso quer dizer que a cada semana tem uma população nova de Aedes na residência.

Linhares apresenta hoje números considerados ainda de grande preocupação quanto à dengue. Até agora foram 5.200 casos notificados, sendo 3.566 deles confirmados.  A supervisora alertou que o fato do município registrar períodos chuvosos e altas temperaturas, – ambientes propícios para a proliferação do mosquito -, os cuidados devem ser redobrados.

“Moradores e turistas têm que ficar atentos aos quintais, visto que 80% dos focos do mosquito estão no perímetro das residências. Então, recolha todo material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito e não deixe restos de materiais de construção expostos, por exemplo. As garrafas vazias sempre devem estar de cabeça para baixo. Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação”, pontuou Luzinete.

Em Pontal do Ipiranga, o mutirão acontecerá entre os dias 8 e 10 de janeiro e, em Regência, de 13 a 18 de janeiro.  

Dengue nos balneários

Até o momento, dos balneários, Regência lidera a lista de casos de dengue com 48 casos notificados e 29 confirmados. No Pontal do Ipiranga são 20 casos notificados e 12 confirmados. Em Povoação são 10 notificações e 5 casos confirmados de dengue.

Campanhas de conscientização e fumacê

Entre os dias 30 e 31 de dezembro de 2019, a Vigilância Ambiental de Linhares, realizou campanhas de conscientização sobre a importância do controle e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. Na ocasião foram entregues materiais educativos.

Em Pontal do Ipiranga, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, foi realizado um trabalho com o fumacê portátil (UBV) para diminuir a infestação de Aedes e as chances do turista que estiver infectado de inserir o vírus na localidade.