Corpo de Bombeiros condena árvores localizadas no entorno da Prefeitura de Linhares

Após as chuvas que caíram no município de Linhares, nesse sábado (28), e que ocasionaram a queda de galhos, o Corpo de Bombeiros condenou 15 árvores da espécie oiti, localizadas no entorno da sede da Prefeitura de Linhares, no Centro.

Segundo o boletim emitido pela corporação, as árvores foram condenadas devido ao alto risco de acidentes. Por isso, no sábado (28), os militares iniciaram a poda de galhos para evitar que pedestres e veículos, estacionados nas vagas existentes no local, fossem eventualmente atingidos, além da rede elétrica próxima.

E na manhã desta segunda-feira (30), equipes da Prefeitura finalizaram os serviços de poda das árvores. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, as espécies tinham aproximadamente 20 anos e cerca de 9 metros de altura.

“Não era a nossa intenção fazer isso, mas era necessário, visto que o risco de acidente era alto, conforme apontou a avaliação do Corpo de Bombeiros. Sou o primeiro a não autorizar o corte dessas árvores em sua totalidade. Portanto, o que vamos fazer, a partir de agora, é mantê-las de uma forma que irão se regenerar. E vamos conduzi-las para evitar toda essa altura e manter uma copa bonita”, destacou o secretário.

Conforme Fabrício Borghi, a medida não está relacionada à revoada das andorinhas, que utilizavam as árvores como abrigo. Os moradores que identificarem árvores ou galhos caídos podem solicitar a remoção à Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (27) 3372 2067, além do 193 (Corpo de Bombeiros) e 153 (Guarda Civil Municipal).

Diretrizes

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, informa que todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e nos procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público de Linhares.