Tribunal de Contas do ES aponta Linhares entre os cinco municípios com sistema eficiente de gestão informatizada da Educação

Linhares está entre os cinco municípios capixabas que possuem um sistema informatizado de gestão da educação eficiente, conforme apontou estudo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Desde 2018, os processos como pré-matrículas e lista de espera, transferência entre escolas, gestão escolar, remoção e lotação de funcionários, inscrição de DT, que eram manuais, passaram a ser digitais, garantindo um planejamento adequado das ações na rede municipal de ensino.

De acordo com o levantamento de dados educacionais do Espírito Santo realizado pelo TCE, 49 municípios do Espírito Santo afirmaram utilizar um sistema informatizado de gestão da educação, porém, apenas cinco possuem sistema que permite o real diagnóstico da rede. São eles: Linhares, Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Nova Venécia e Vitória.

“Linhares estar entre os cinco municípios capixabas significa que a gestão dos processos tem acontecido de forma eficiente e o sistema tem sido alimentado de dados para gerar com mais precisão as informações da rede e a consequente tomada de decisão e de forma mais segura. A informatização teve início em 2018 e o sistema permitiu serviços otimizados, mais confiáveis, transparentes, além da diminuição das horas de trabalho”, disse a secretária Municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

A secretária pontuou ainda que outra preocupação da gestão nesse processo foi disponibilizar à população uma ferramenta que se adaptasse a qualquer dispositivo, permitindo acessos igualitários. “As pré-matrículas e as inscrições para participar das formações, por exemplo, são todas realizadas por meio eletrônico. Para isso, disponibilizamos polos de atendimentos para receber os pais que tinham dúvidas, dificuldades ou não tem acesso à internet, no caso das pré-matrículas. O uso do sistema possibilitou com a análise de gráficos e emissão de relatórios, identificar a demanda de vagas necessárias para atender a um bairro, região ou distrito. Sem contar que as rotinas dos funcionários das escolas mudou para melhor com esses e outros avanços”, frisou Maria Olímpia.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que uma gestão escolar eficiente requer investimentos. “As mudanças vêm sendo realizadas e, para o próximo ano, novos avanços estão programados como a eleição de diretores que deixará de ser manual e o envio de atestado de frequência dos transportadores serão via sistema. A tecnologia é indispensável para otimizar a prestação de serviços e a redução de custos, o que resulta no aumento da produtividade, mais precisão na tomada de decisões pela disponibilidade dos dados e melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou o prefeito.

Pré-matrícula e Lista de Espera Online

Com a pré-matrícula online, acabaram as filas em frente aos Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims). O sistema permitiu aos gestores da Secretaria de Educação e das escolas um controle sobre a movimentação e convocação dos alunos. Assim que a vaga é liberada, a escola convoca o estudante e o responsável automaticamente é notificado por um SMS. O sistema também possibilitou a transferência do aluno de uma escola para outra.

Portal de Cursos

Dedicado a gerenciar as inscrições, registrar frequências, aulas, conteúdos, procedimentos referentes ao andamento do curso e emissão de certificados de forma digital. Com o uso do sistema é possível controlar os cursos que são ofertados, a relação dos servidores capacitados e mapear a necessidade de cursos de reciclagem. 

Remoção e Lotação

As inscrições, validação, controle das lotações, classificações/ranqueamento dos inscritos, trocas de cadeiras e preenchimento do encaminhamento eram 100% manuais. Agora, o servidor não precisa mais ir até a sede da Secretaria de Educação, é só acessar um dispositivo móvel e se inscrever de casa.

Designação Temporária (DT)

O professor pode se inscrever em casa. O sistema recebe a inscrição, realiza as classificações, registra a validação de correção de pontos dos candidatos e gera o ranqueamento de forma automática para divulgação.

Mais escolas utilizando o sistema de Gestão Escolar

Agora 100% da rede passou a utilizar o sistema de Gestão Escolar, facilitando a obtenção de dados para a tomada de decisão, otimizando as atividades da secretaria escolar e oferecendo mais controle dos dados dos alunos.

Comunicação via SMS

A partir de 2017 também foi implantado o sistema de envio de SMS para que a Secretaria de Educação pudesse ter mais abrangência na divulgação de informações e ter garantia de que a informação chegaria ao destinatário em tempo hábil. Nos primeiros meses após a implantação foram enviadas aproximadamente 2.500 SMS e, em 2018, esse número chegou a 3.600. Esta ferramenta agregou valor na comunicação entre a Secretaria de Educação, seus servidores e demais pessoas envolvidas.