Ministério da Saúde autoriza reabastecimento de vacinas e estoques nas unidades de saúde de Linhares serão normalizados

O Ministério da Saúde autorizou o reabastecimento para o Espírito Santo das vacinas DTP, contra tétano, difteria e coqueluche, e pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b. Com a liberação da doses, os estoques nas Unidades de Saúde (US) de Linhares serão normalizados.  

As doses de DTP já foram entregues ao estado e chegam ao município na próxima semana. Serão disponibilizadas para o estado 17.600 doses da vacina. A cota mensal de rotina do Espírito Santo é de 11.780 doses. “Assim que as doses chegarem ao município vamos realizar a distribuição para as unidades de saúde. Para se vacinar é preciso comparecer em uma de nossas unidades, de acordo com o cronograma de vacina de cada US,  com cartão de vacinação em mãos”, destacou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos.

O Ministério da Saúde também já recebeu a vacina pentavalente e aguarda a documentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para liberação e envio ao estado. A previsão de entrega é no final de dezembro e o quantitativo 16.000 doses. A cota mensal do estado são 16.590 doses.