Mudas de açaí e de cacau são entregues a produtores de Linhares

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, distribuiu nesta terça-feira (17) o primeiro lote das 5,5 mil mudas de açaí para os produtores do Polo Litoral. Esse já é o terceiro do Programa Municipal de Fruticultura implantado no município. Na ocasião, 6,6 mil mudas de cacau enxertadas em tubetes e sacolas também foram distribuídas aos produtores selecionados nos processos seletivos organizados pela secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. A cerimônia aconteceu na Fazenda Experimental da Ceplac.

O Polo Litoral é formado por produtores das regiões de Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro que receberam nesta terça-feira treinamento com orientações sobre os primeiros passos para o início do plantio de açaí. Tarciso de Souza, produtor de Brejo Grande – que fica na área na cabruca, aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais que foi devastada com a doença vassoura de bruxa -, participou do treinamento. Ele receberá as mudas de cacau e também foi um dos sete produtores contemplados no primeiro lote de açaí.

Treinamento dos produtores que receberam mudas de açaí

“Essas mudas são qualificadas, preparadas com um bom clone e com capacidade produtiva. A terra já está preparada e nossa esperança é que as mudas produzam bastante. Receber apoio do poder público tem feito toda diferença para o pequeno produtor. Nossa área de cacau estava parcialmente cultivada, mas a maior parte estava abandonada, e essas mudas realmente vêm para agregar valor. Sobre o açaí temos um microclima agradável, por estarmos na beira do rio Doce, e intercalar culturas faz com que a gente não dependa de uma única cultura, nos ajudando economicamente”, disse o produtor Tarciso.

Tarciso de Souza, produtor de Brejo Grande

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que ao todo 14 produtores compõem o Polo Litoral com o cultivo de açaí. As mudas dos cinco polos implantados serão distribuídas até abril de 2020 e todos os produtores receberão acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura. Sobre as mudas de cacau, o secretário pontuou que o município realizou dois processos seletivos, um de distribuição de mudas enxertadas em tubetes e outro em sacolas, com valores subsidiados que vão direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

“O consumo de açaí tem aumentado no país e no mundo, por isso é uma fruta que tem grande potencial para gerar renda e vem para agregar valor ao Programa Municipal de Fruticultura que também contará com o cultivo de uva, cajá manga anão, limão e goiaba, diversificando as culturas nas propriedades rurais, valorizando pequenas porções de terra. O cacau também é uma cultura que desde 2017 nossa equipe vem trabalhando junto a parceiros para fomentar a renovação da lavoura cacaueira. Até maio do ano que vem distribuiremos 60 mil mudas a 68 produtores de Linhares”, finalizou o secretário de Agricultura.

Secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot

Jonas dos Santos Giacomin, de Japira, é um dos 68 produtores que receberá as mudas de cacau. “A muda pelo edital fica bem mais barata. A minha terra está adubada, com irrigação, já toda preparada para receber as mudas de cacau. Trabalho com café e tenho uns 100 pés de cacau e o preço da saca de está muito bom. Quero aumentar o meu plantio e diversificar minha produção”, falou.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Bananal do Sul (Apropeba), Wilson Ferreira Silva, relembrou o início do plantio de cacau no município e o fomento aos pequenos cacauicultores. “Hoje temos um poder público agregado ao produtor rural. Agradecemos ao empenho e apoio dado à cacauicultura de Linhares e não tenho dúvidas que com esse entusiasmo que o prefeito e sua equipe tem o setor terá ainda outros incentivos e se fortalecerá ainda mais”, disse o presidente. 

Wilson Ferreira Silva, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Bananal do Sul (Apropeba)

“Esses dois programas que estamos desenvolvendo enchem os olhos de todos no estado e possui baixo custo para o poder público. Saímos de um orçamento em 2017 de R$ 3 milhões para R$ 6,5 milhões em 2019, ou seja, mais que dobramos o orçamento para ações diretas nas propriedades das famílias rurais, fora os investimentos que estamos fazendo no interior, como o asfaltamento nas estradas vicinais e a atração de empreendimentos industriais para agregar valor aos produtos da nossa região”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Há 20 dias foram entregues as mudas de goiaba em lote único ao Polo Baixo São Rafael (atendendo a localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), beneficiando 23 produtores. O primeiro lote das 17 mil mudas de cajá manga anão que contemplou 13 produtores do Polo Distrito Farias foram distribuídas há 15 dias. Além destes, foi instituído também o polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), com a uva.

Estiveram também presentes na cerimônia de entregas das mudas o vereador Tobias Cometti, produtores rurais da região e lideranças comunitárias.

Atendimento do Senar aos produtores de cacau

Os produtores rurais contemplados com as mudas de cacau receberão a partir de janeiro assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O atendimento será realizado durante 2 anos e 4 meses.

Vínícius Maline Tavares, assessor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

“Durante este período, um engenheiro agrônomo do Senar atenderá os produtores dando todas as orientações necessárias. Parabenizo esse projeto, pois não é só conceder a muda aos produtores, é necessário também acompanhar o produtor tanto na área produtiva, quanto na área gerencial”, falou o assessor regional do Senar, Vínícius Maline Tavares.