Dia da criança com necessidades especiais é comemorado com palestra e diversão em Linhares

O Centro de Fisioterapia de Linhares (Cefil), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, preparou nesta segunda-feira (09) um dia especial para comemorar o Dia da Criança com Necessidades Especiais. A ação contou com oficinas de arte e muita diversão para a criançada, além de palestra para os pais, familiares e público em geral. O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, participou do momento.

 “Levamos orientações para os adultos que lidam diretamente com estas crianças, além de celebrar com elas o seu dia. A forma de cuidar da mobilidade e maneira correta de ajudar as crianças no seu dia a dia fazem toda diferente no bem-estar delas”, reforçou o coordenador do Cefil, o fisioterapeuta Sebastião Sodré Souza Júnior.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre a importância da fisioterapia para estas crianças. “Fomos pioneiros no estado com a implantação do centro de fisioterapia municipal, em 1997, por entendermos a importância de oferecer serviços especializados aos nossos cidadãos também na espera municipal. Minha fala é de agradecimento, por tudo que esta equipe tem feito para melhorar a qualidade de vida das crianças com necessidades especiais e de todos os pacientes que passam pelo centro”, ressaltou.

Graziane Lisboa é mãe de dois meninos atendidos pela Cefil. “Meus filhos têm hoje 10 anos de idade e são atendidos pela prefeitura desde os 10 meses de vida. É maravilhoso poder contar com este atendimento. Vejo a cada dia o avanço dos meus filhos e sei que isso é devido a toda dedicação e carinho que recebem pelos profissionais aqui do centro”, destacou.

Entre os temas que foram abordados no encontro estão síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e microcefalia (vírus do zica). As oficinas de arte com as crianças foram desenvolvidas pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II.

O Dia

O Dia da Criança com Necessidades Especiais, celebrada no dia 09 de dezembro, foi instituído para chamar a atenção para as crianças especiais e entender o que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida delas e ajudar no desenvolvimento, mesmo com as limitações.